contato

icons

Núcleo TUSP capital 2025 | processo seletivo

Em 2025 comemoramos 10 anos do início das experiências de montagem teatral do Núcleo TUSP da capital!!

Desde 2010, em cada polo em que o TUSP tem atuação, os Núcleos desenvolvem ações diversas, tais como saraus, workshops, apreciação de espetáculos e intervenções urbanas. Na capital, desde 2015 a ação toma a forma de experimentos de montagem que resultaram nos espetáculos OUTRO K (2015 e 2016), MAHAGONNY e O PEQUENO EYOLF (2016), REI LEAR (2017), HAMLET (2017-2018), ENSAIO PARA ROMEU E JULIETA (2018) e FAUSTO (2018), GALILEU (2022), COMALA (2023) – e, neste ano, AS BACANTES, com estreia prevista para novembro.

No ano que vem, nossa proposta será desenvolver uma vivência de montagem teatral a partir da obra de Samuel Beckett, e a ideia é finalizar o processo de seleção do Núcleo ainda este ano, para que as pessoas terminem 2024 já sabendo o resultado.

Os trabalhos serão mais uma vez realizados na Sala Experimental do TUSP na R. Maria Antônia, coordenados por René Piazentin, um dos orientadores de arte dramática do TUSP. Os encontros acontecerão terças e quintas ao longo do ano, encerrando o processo em uma temporada gratuita de apresentações entre novembro e dezembro de 2025. Participe!

Inscrições:

– até 18.10.24, pelo formulário: https://forms.gle/BdwnA9miNHw2A9hGA

(Serão consideradas as inscrições recebidas até as 23h59 do dia 18 de outubro.)

Seleção:

– A primeira etapa será uma análise das inscrições, onde até 120 pessoas serão selecionadas para a segunda etapa;

– A seleção final será de no máximo 15 pessoas – a suplência será usada não somente para eventuais substituições, mas também como forma de ampliar o número de participantes, caso essa possibilidade se revele;

– Integrantes do núcleo de 2024 poderão estar novamente na ação em 2025, desde que se inscrevam novamente na seleção e estejam cientes de que é nosso desejo um número mínimo de 10 novas pessoas selecionadas;

– Não é obrigatória experiência anterior, mas esta será levada em conta por comparação, de acordo com o universo das pessoas inscritas;

– As pessoas selecionadas para a segunda etapa deverão apresentar uma cena individual de até 2 minutos, de qualquer peça ou obra literária de Samuel Beckett, de livre escolha da pessoa selecionada. Não é necessário conhecimento prévio de sua obra, mas o interesse em um processo de aproximação junto a esse universo;

– É de interesse do TUSP que ao menos 20% (vinte por cento) das vagas sejam destinadas a pessoas que se enquadrem em alguma das categorias PPI (Preto, Pardo ou Indígena);

– A seleção levará em conta não apenas aspectos técnicos da cena, mas o perfil de disponibilidade e interesse em relação ao modo de trabalho coletivo;

Informações importantes:

– Os participantes precisam ter, no mínimo, 18 anos;

– O experimento de montagem é uma vivência prática, sem formato de curso – o interesse é o de possibilitar a troca entre os integrantes, num processo que visa uma temporada de quatro semanas na Sala Experimental do TUSP;

– O Núcleo não implica em qualquer vínculo com a Universidade de São Paulo, seja profissional, institucional ou financeiro (na forma de ajudas de custo ou pagamentos de qualquer tipo);

– Como se trata de ação de extensão cultural, as temporadas no TUSP serão sempre gratuitas;

– Os ensaios acontecerão ao longo do ano, sempre às terças e quintas, das 14h às 17h, na Sala Experimental do TUSP, encerrando-se com uma temporada prevista de 21 de novembro a 14 de dezembro de 2025.

Agenda Preliminar:

– Até 18.10.24: inscrições pelo link do Forms: https://forms.gle/BdwnA9miNHw2A9hGA (Envio de dúvidas para o e-mail nucleotusp@gmail.com.)

– Até 01.11.24: publicação do resultado no site do TUSP e envio de e-mail aos pré-selecionados para agendamento de entrevista e apresentação de cena.

– Dias 26.11, 27.11 e 28.11.24 (terça, quarta e quinta) e 03.12, 04.12 e 05.12.24 (terça, quarta e quinta): entrevistas e apresentação de cena individual, de até 2 minutos, de qualquer peça ou obra literária de Samuel Beckett. Cada um dos quatro dias, haverá cinco opções de horário (13h, 14h, 15h, 16h, 17h), com até quatro pessoas agendadas por horário. Dias e horários serão negociados individualmente com as pessoas pré-selecionadas.

– Até 17.12.24: divulgação do resultado final no site e no Facebook do TUSP.

– 04.02.25: Início dos encontros

Acompanhe o resultado da seleção e o restante de nossa programação aqui no site e no Instagram (@tusp.teatrodausp) e Facebook (fb.com/teatrodauspoficial)!

NÚCLEO TUSP 2025 novo

*Atualizado em 11/10

Os comentários estão fechados.