contato

agenda

icons

DIASPÓRICAS#5: Baiana Rica e a dança do Maracatu Nação, com Mestre Maurício Soares (PE)

// Na primeira das DIASPÓRICAS: RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS de 2024, que contam neste ano com a colaboração em curadoria da artista, pesquisadora e professora Andréia Nhur, o TUSP recebe o Mestre Maurício Soares, de Pernambuco, para uma série de encontros entre 28 de outubro a 01 de novembro, das 14h às 17h30, encerrando o último dia com uma demonstração do trabalho e palestra. As inscrições vão até dia 24 de outubro, somente pelo formulário, e os encontros acontecem desta vez no espaço do TUSP Butantã no Anfiteatro Camargo Guarnieri (R. do Anfiteatro, 109 – Cid. Universitária).A residência terá como eixo o ensino da dança e da corporalidade do Maracatu de Baque Virado (também conhecido como Nação), em encontros práticos com momentos de partilha sobre a história dessa manifestação cultural. Haverá além disso a demonstração cênica do Mestre Maurício, em ação com sua Baiana Rica cuja figura anuncia, entre outros aspectos, uma “feminilidade transgressiva”, consolidando o compartilhamento de saberes ancestrais, ensinados, aprendidos e transmitidos, de geração para geração – além de evidenciar a discussão recente sobre diversidade sexual e performatividade de gênero numa cultura tradicional como o Maracatu.

// Mestre Maurício, a Baiana Rica do Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife/PE, inaugurou o terceiro período desta importante nação junto à rainha Marivalda. Ao lado do Estrela do Brilhante, mestre Maurício adquiriu seus saberes culturais e corporais, e hoje contribui para disseminação de suas práticas, além de ser responsável pela construção de figurinos e indumentárias, bem como pela transmissão de saberes coletivos e do ensino da dança. Tornou-se referência da dança do Maracatu, ministrando aulas na França, Espanha, Alemanha e por todo o Brasil. Atualmente, mora na Mangabeira – o outro lado do Alto José do Pinho, onde está a sede de sua Nação. Tem passagem pela Escola de Samba Gigantes do Samba e pelo histórico Maracatu Nação Leão Coroado.

// As DIASPÓRICAS: RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS são uma sequência de ações composta por oficinas que em seu último dia finalizam em eventos abertos a todo o público interessado. O programa visa estabelecer no TUSP bases para constituição de um campo de atividades voltado a práticas e pesquisas em torno dos teatros negros e das teatralidades e performatividades de matriz afrodiaspórica.// Inscrições até 24/10 // Oficina de 28/10 a 01/11 (14-17h30) no TUSP Butantã (R. do Anfiteatro, 109 – Cid. Universitária. Acesso provisório pelo Cinusp, na lateral esquerda do prédio.)
ig

Os comentários estão fechados.