Integrando o #TUSPemCasa, conjunto de ações realizadas pelo Teatro da USP no período de isolamento social decorrente por conta da Covid-19, o programa Dramaturgias em Processo teve início em 2020, ainda no início da pandemia. A fim de incentivar a produção dramatúrgica, ante a carência de iniciativas de fomento cultural no período, a ideia foi selecionar por edital projetos que tivessem por objeto a realização de pesquisa e criação literárias inéditas, ao longo de três meses.
O resultado dessa ação se materializa na publicação de 14 peças inéditas a cada edição, tornadas públicas em formato digital e divididas em duas categorias, que contemplam tanto a experiência dramatúrgica prévia (as “Dramaturgias do Tempo”) como incursões iniciais no gênero (“Primeiras Dramaturgias”) – tal distinção não pretende sugerir um recorte qualitativo, somente permitir a contemplar os diferentes perfis e trajetórias pessoais de cada artista. Os projetos inscritos revelaram enorme diversidade, geográfica e de temas e formas, evidenciada nos perfis e textos dos selecionados da primeira edição, publicada em 2021, e da segunda, cuja preparação está em curso.
As autoras e autores contemplados na edição 2020-2021 foram Ave Terrena, Kiko Rieser, Natália Grisi, Marcos Gomes, Natalia Conti, Jhonny Salaberg e Lucas Moura na categoria DRAMATURGIAS DO TEMPO e Paulo Barbeto, Luciany Aparecida, Simone T., AndRomano, Ines Bushatsky, Rafael Cristiano e Edu Rosa na categoria PRIMEIRAS DRAMATURGIAS.
A segunda edição, que deveria ter sido publicada em 2022 mas que se encontra agora em processo de finalização, trará os textos de Leticia Rodrigues, Ueliton Alves, Luana Frez Ichikawa, Jaoa de Mello, Gaba Cerqueda, Isabela Rossi e Ciano, nas PRIMEIRAS DRAMATURGIAS, e Luan Henrique Valero, Leonardo de Sá Fernandes, James Hermínio, Bruno Garbuio, Victor Nóvoa, Fernanda Gama e Michelle Ferreira, dentro das DRAMATURGIAS DO TEMPO.
Confira no site do programa os textos e autores publicados, gratuitamente e em formato para download e leitura online!