Há 8 anos em cartaz, com mais de 600 mil espectadores, Prêmio APCA de melhor espetáculo e com duas indicações ao Prêmio Shell, 12 Homens e uma Sentença realiza uma curta temporada no TUSP – Teatro da USP de 15 de novembro a 16 de dezembro, com sessões de quintas, sextas e sábados, às 21h e domingos às 20h.
O texto de Reginald Rose, baseado na trama de um dos melhores filmes de tribunal da história 12 Angry Men, EUA, 1957, de Sidney Lumet, teve tradução de Ivo Barroso e encenação de Eduardo Tolentino de Araujo.
O elenco apresenta os antagonistas Bruno Barchesi (no papel interpretado nas telas por Henry Fonda, o jurado n. 8) e Sergio Mastropasqua (personagem vivido por Lee J. Cobb no cinema). Adriano Bedin, Alan Foster, Ariel Cannal, Caetano O’Maihlan, Eduardo Reyes, Fulvio Filho, Juliano Mazurchi, Leandro Mazzini, Luiz Antonio Motta e Rafael Golombek completam a seleção de atores.
O calor escaldante do verão de Nova York faz o suor pingar do rosto dos 12 homens trancados a chave numa pequena e claustrofóbica “sala de júri”. Depois de dias de julgamento, está em suas mãos decidir a sorte do réu. O mais importante: o veredicto precisa ser unânime. Se os 12 enclausurados jurados considerarem o réu culpado do assassinato do próprio pai, ele será executado, mas se um deles tiver uma dúvida razoável a respeito da culpabilidade, o garoto não poderá ser condenado.
TEXTO Reginald Rose / DIREÇÃO Eduardo Tolentino de Araujo / FIGURINOS Lola Tolentino / ILUMINAÇÃO Nelson Ferreira / ELENCO Adriano Bedin, Alan Foster, Ariel Cannal, Bruno Barchesi, Caetano O’Maihlan, Eduardo Reyes, Fúlvio Filho, Juliano Marzuchi, Leandro Mazzini, Luiz Antonio Motta, Rafael Golombek e Sérgio Mastropasqua / PRODUÇÃO GERAL Ariel Cannal / FOTOGRAFIAS Ronaldo Gutierrez