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Para marcar a inauguração da nova sala de espetáculos do TUSP no Anfiteatro Camargo Guarnieri, no campus Butantã, os Encontros com Boal são um conjunto de atividades que se propõem a (re)apresentar a obra de Augusto Boal – um dos mais influentes e internacionalmente reconhecidos artistas do teatro brasileiro – sob diversos aspectos, a partir da contribuição de especialistas com diferentes olhares para a produção do dramaturgo, encenador e idealizador do Teatro do Oprimido. Totalmente gratuita, nossa programação especial de aulas, apresentações e um workshop começa dia 20 de junho e prossegue até 1 de julho de 2022. Todos os eventos são gratuitos!

Durante as tardes de 20, 22, 23 e 24 de junho, das 15 às 17h, acontecem quatro aulas abertas que abordam aspectos distintos e por vezes  menos conhecidos da vida e obra de Augusto Boal, oferecidas por pesquisadores e artistas e especialistas na obra de Boal. As aulas são independentes, presenciais, gratuitas e abertas, mas é também possível confirmar presença por meio da inscrição pelo formulário.

20/6, segunda-feira: Boal Professor de Dramaturgia na EAD-USP, com Paula Autran
22/6, quarta-feira: Boal e o MST, com Douglas Estevam
23/6, quinta-feiraBoal na América Latina, com Ana Beatriz Cangussu
24/6, sexta-feiraBoal Parceiro de Abdias do Nascimento e o TEN, com Cecília Boal

AGENDA

20/6, segunda-feira: Boal Professor de Dramaturgia na Escola de Arte Dramática da USP, com Paula Autran
Aula aberta acerca do legado de Augusto Boal a partir de sua atuação na EAD-USP. A tese de doutoramento de Paula traz uma pesquisa singular, que merece e deve ser compartilhada com a comunidade que se interessa por teatro e especialmente com os alunos da EAD. Os cadernos das aulas de dramaturgia de Boal na Escola, nos anos imediatamente anteriores à fundação do Teatro de Arena, trazem o princípio de uma dramaturgia nacional que modificaria a cena brasileira e nacional que modificaria a cena brasileira e é uma espécie de primeiro ensaio para a criação do Teatro do Oprimido.

Paula Autran é doutora e mestre em Artes pela ECA/USP, com orientação do prof. Dr. Sérgio de Carvalho. Possui graduação em história pela Universidade de São Paulo (1998) e graduação em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). É professora de dramaturgia, tendo dado aulas por cinco anos na Casa das Rosas (Secretaria de Estado da Cultura), onde fundou e coordenou o Centro de Dramaturgia Contemporânea. Com este grupo ganhou edital de Difusão Cultural do MinC, para residência na Universidade de Coimbra/Portugal. Ministrou aula nas cidades do Porto, Coimbra, Lisboa e Oliveira de Azeméis em Portugal, em diversas unidades do SESC em SP, RO, RN, BA, AM e BA, ONGS e bibliotecas.

22/6, quarta-feira: Boal e o MST, com Douglas Estevam
Aula aberta acerca do legado de Augusto Boal a partir de sua relação com os movimentos sociais e da ampla utilização das técnicas teatrais por ele criadas, na organização das ações culturais nacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra.

Douglas Estevam faz parte da Coordenação Nacional de Cultura do MST e da Brigada Patativa do Assaré de Teatro. Mestrando em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa sobre Tretiakóv, Brecht e Walter Benjamin orientada pelo Paulo Arantes.  Graduado em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2017). Douglas organizou e publicou diversas reflexões sobre o trabalho desenvolvido na Coordenação Nacional de Cultura do MST, tais como Revolução, Arte e Cultura, publicado pela Ed. Expressão Popular e, junto com Rafael Villas Boas, organizou Agitprop: Cultura Política pela mesma editora. Também teve artigos publicados internacionalmente, como em Why Theatre?  e The Art of Resistance on Theatre Berlim, Verbrecher Verlag); e The Routledge Companion to Theatre of the Onpressed, (New York).

23/6, quinta-feiraBoal na América Latina, com Ana Beatriz Cangussu
Aula aberta acerca do conceito e da série de exercícios de teatro popular propostos pelo teatrólogo Augusto Boal em seus escritos dos anos de 1970. Esse material, composto por reflexões e descrições de técnicas, foi depois reunido e reelaborado no livro Técnicas Latino-Americanas de Teatro Popular, uma revolução copernicana ao contrário, de 1979. Parte dele permanece inédita no arquivo do Instituto Augusto Boal.

Ana Beatriz Cangussu investiga e prática Teatro do Oprimido, a partir da própria pesquisa de iniciação científica (FAPESP), orientada por Sérgio de Carvalho, intitulada As reflexões sobre “teatro popular” em Augusto Boal: o processo de escrita do livro “Técnicas Latino-Americanas de Teatro Popular”, e da residência artística feita em março deste ano (2022) no Centro de Teatro do Oprimido (CTO) do Rio de Janeiro. Ana Beatriz é graduanda de Artes Cênicas, habilitação Licenciatura, na ECA-USP  e formada como agente cultural pelo curso de Capacitação de Agentes Culturais da Fundação Demócrito Rocha, juntamente com a Universidade Aberta do Nordeste

24/6, sexta-feiraBoal Parceiro de Abdias do Nascimento e o TEN, com Cecília Boal
Com a presença de Fabiano de Freitas e William Santos.

Aula aberta acerca do legado de Augusto Boal a partir de sua relação com o grande artista e ativista negro Abdias do Nascimento, e sua contribuição na década de 1950 ao Teatro Experimental do Negro – TEN. A aula contará com a leitura de correspondência entre Boal e Abdias durante a estadia do teatrólogo em Nova Iorque. Foi Abdias do Nascimento quem apresentou Boal para sua jornada como dramaturgo nos EUA. E foi Boal um colaborador como dramaturgo recorrente do TEN. Diz o site do Instituto Augusto Boal: “Foi através de Abdias Nascimento que Augusto Boal iniciou sua trajetória como dramaturgo, escrevendo peças para o Teatro Experimental do Negro (TEN).”

Cecilia Thumim Boal é nascida em Buenos Aires, trabalhou na década de 1960 como atriz, diretora e roteirista de TV. Em 1966 incorpora o elenco do Teatro de Arena de São Paulo, participando de vários espetáculos no Brasil e noutros países. Em 1982 finaliza estudos de Psicologia na Sorbonne (Paris VII). É psicanalista e atriz. Preside ao Instituto Augusto Boal, criado em 2010. Desde então tem-se dedicado a preservar e divulgar a obra de Boal, desde as novas publicações dos seus livros na editora Cosac Naify, à montagem de peças, realização de seminários e encontros sobre teatro e dramaturgia.

* Aulas independentes,  abertas e gratuitas, sendo facultativa a pré-inscrição pelo formulário. (60 lugares)