A partir de crônicas de Nelson Rodrigues, BravÃssimo apresenta um texto transgressor que desdenha de valores éticos, burgueses, conservadores e nacionalistas, com caracterÃsticas do Teatro Radical, teoria criada pelo ator e teatrólogo, e pitadas do humor satÃrico cearense.
Flor de Obsessão pretende demonstrar que o substancial da problemática de Nelson Rodrigues reflete a sua dilacerada convicção de que o Homem, impotente para promover em si mesmo a reversão de sua pusilanimidade existencial, está condenado à angustia e à neurose, sem possibilidade de redenção que não a morte. DaÃ, pois, a escolha de contos nos quais os personagens, em situações-limite, precisam matar ou matar-se para provar que amam.
Já Ramadança, neologismo que inter-relaciona o perÃodo sagrado muçulmano e a dança, traça a genealogia dos lÃderes muçulmanos e cristãos, ao mesmo tempo em que, em tom de prece, faz exortações sobre a guerra e a paz, com alusões a Osama Bin Laden, Saddam Hussein e George Bush. A personagem em cena é uma Rainha do Maracatu que se apresenta como uma espécie de Medeia africana, mãe primordial detentora do poder de vida e morte em relação aos filhos.
Textos Ramadança e BravÃssimo Ricardo Guilherme Flor de Obsessão Nelson Rodrigues Atuação e Direção Ricardo Guilherme Produtora Executiva Elisa Gonçalves de Alencar Assistente de Produção Suewellyn Cassimiro Sales
Serviço
II Bienal Internacional de Teatro da USP
BravÃssimo / Flor de Obsessão / Ramadança
Ricardo Guilherme  (Brasil)
Quando 09, 10 e 11.12 – 21h30
Quanto R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia-entrada.
Onde SP Escola de Teatro – sede roosevelt
Duração BravÃssimo 60min / Flor … & Ramadança 80 min
Lotação 80 lugares
Classificação 12 anos