contato

agenda

icons
site_ terrenos

Entre o docudrama e o documentário cênico, em TERRENOS: Documentário Cênico sobre “A Morte na Vida da Grande Cidade”, a Cia. Teatro Documentário parte do relato de uma senhora de 98 anos, Francisca, sobre as mortes que a acompanharam na decisão por sair do interior e vir para a capital, demonstra as possibilidades de denúncia nos palco por meio do discurso cênico a partir da comprovação documental.

Ficha técnica
Direção Marcelo Soler 
Atores documentaristas Carolina Angrisani, Gustavo Curado, Márcio Rossi e Natália Lemos
 Dramaturgia Cia Teatro Documentário 
Iluminação Luana Gouveia Operação Alan Paes Sonoplastia Diego Caldas Cenografia Júlia Saragoça e Marcelo Soler Figurino Milton Fucci Modelismo Elisângela Rodrigues Costura Ateliê Elisa Dally Visagismo João Marcelo Basil e Caio Costa Cenotecnia Mateus Fiorentino Fotografia documentados João Hannuch e Lucas Scalco Produção executiva Maria Tereza Urias e Aline Ferraz Assistente de produção Natasha Karasek Vídeo Jonas Golfeto Formadores Isabel Setti, Luis Scapi, Luzia Carion, Renan Rovida e Sandra Vargas Provocadora cênica Aline Ferraz Grupos parceiros Cia Antropofágica, Brava Companhia, Dolores Boca Aberta, Refinaria Teatral e Grupo Sobrevento Criação e realização Companhia Teatro Documentário

Workshop: Práticas em Teatro Documentário
A Cia. de Teatro Documentário compartilha um processo de trabalho similar ao que desenvolve em seus processos criativos. Ao pesquisar, selecionar e articular prioritariamente dados de não-ficção para construir em cena o que se deseja comunicar, evidencia-se um ponto de vista sobre o que se viu/ouviu/sentiu. A proposta documentária impele a isto, pois como Peter Weiss declara: “a realidade, por mais impenetrável que se procure apresentá-la, oferece saídas a quem se esforça em explicá-la; e ela pode ser explicada em cada pormenor”. Documentar algo é ter  perspectiva histórica sobre as coisas e não se eximir de opinar sobre a realidade.
Coordenação de Marcelo Soler, doutor e mestre em artes cênicas (pedagogia do teatro) pela ECA-USP e autor de Quanto vale um cineasta brasileiro?, livro-documentário sobre a vida e obra do cineasta Sérgio Bianchi, e Teatro Documentário: a pedagogia da não ficção (Hucitec). 

Mesa-Redonda: Teatro Documentário: Entrelaçamentos entre o Estético, o Pedagógico e a Não-ficção. Com Ferdinando Martins, diretor do TUSP e professor (ECA-USP), e Marcelo Soler, diretor da Cia. de Teatro-Documentário e professor (ECA-USP)
O encontro pretende apresentar o campo de pesquisa ocupado pelo que se designa como teatro documentário, buscando a necessidade de trabalhar com um termo agregador, que não estigmatize a criação de rótulos, assim como uma tipologia sistemática e ordenada. A abordagem pretende compartilhar uma reflexão  da diversidade de propostas no campo documental, destacando sobretudo, aquelas que não dissociam o estético do pedagógico.

A Cia Teatro Documentário
Formada em 2006, a Companhia Teatro Documentário estuda, como o nome indica, as peculiaridades do teatro documentário em termos práticos e teóricos, numa tentativa de construir um trabalho profícuo em torno dessa proposta estética. Desde de sua formação, a perspectiva da Cia. foi a de não dissociar procedimentos artísticos dos de caráter pedagógicos, já que todos os seus integrantes têm licenciatura em teatro. Depois de três encenações apresentadas no SESC Consolação, Espaço dos Parlapatões e TUSP, foi em 2010 que a Cia. desenvolveu um trabalho que lhe deu notoriedade e abriu caminho para a investigação documentária  para e sobre a cidade de São Paulo: realização de pequenos discursos teatrais dentro da casa de pessoas a partir da memória delas, apresentadas para vizinhos e familiares. Assim surgiu Como se pode brotar poesia na casa da gente?, projeto contemplado pela 16ª edição da Lei de Fomento ao Teatro.

Piracicaba | 07 de maio (sábado)
14h-15h15 – mesa-redonda
15h30-18h – workshop (15 pessoas, inscrições até 05.05 para o e-mail  tuspiracicaba@gmail.com com nome, idade, contato e minicurrículo, com o assunto assunto “Workshop: Teatro-documentário
Local:
Centro Cultural Estação da Paulista Antônio Pacheco Ferraz
Av. Dr. Paulo de Moraes, 1580 – Paulista, Piracicaba | (19) 3436.0466
20h – espetáculo
Local: Sesc Piracicaba
R. Ipiranga, 155 – Piracicaba

Bauru | 08 de maio (domingo)
14-15h15 – mesa-redonda
15h30-18h – workshop (15 vagas, inscrições até 06.05 para o e-mail xykoperes@usp.br com assunto: “Workshop: Teatro-documentário)
20h – espetáculo
Local: Espaço Protótipo
R. Monsenhor Claro, 2-57, Centro – Bauru

São Carlos | 14 de maio (sábado)
14h-15h15 – mesa-redonda
15h30-18h – workshop (15 vagas, Inscrições até 12.05 para o e-mail tuspdesaocarlos@gmail.com com o assunto “Workshop: Teatro-documentário”)
Local: Centro Cultural da USP
Av. Carlos Botelho, 1485 – campus I da USP – São Carlos
20h – espetáculo
Local: Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
R. Sete de Setembro, 1735  - São Carlos
 | (16) 3371-4339

Ribeirão Preto | 15 de maio (domingo)
14h-15h15 – mesa-redonda
15h30-18h – workshop (15 vagas, inscrições até 13.05 para o e-mail ao tuspribeirao@gmail.com com o assunto “Workshop: Teatro-documentário”)
20h – espetáculo
Local: Casa das Artes
R. Espirito Santo, 110, Monte Alegre – Ribeirão Preto