O Estudo Cênico: Tradições Culturais Hispânicas é a segunda leitura cênica realizada dentro do Laboratório de Estudos Cênicos, com direção musical e participação de Morris Picciotto, seguida de bate-papo com a professora Laura Janina Houssiason, do Departamento de Línguas Modernas/FFLCH-USP. a partir de trechos do livro “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes.
Com coordenação e direção de Maria Thais, o Laboratório de Estudos Cênicos: Territórios e Narrativas constrói leituras cênicas a partir de três distintas tradições culturais – ameríndia, africana e hispânica. Trata-se de um experimento teórico-prático que objetiva identificar nos diferentes modos de narrar as estruturas discursivas, fundamentos e regimes de criação a que estes se vinculam.
Dr Morris é profissional da música com 15 anos de carreira, com trabalhos de composição, arranjos, gravação, preparação vocal, produção e direção musical, para espetáculos teatrais, audiovisuais e projetos autorais.
Laura Janina Houssiason é atualmente professora associada da FFLCH/USP. Tem licenciatura em literatura com menção em filosofia pela Universidad de Chile, mestrado e doutorado em letras pela USP (1989) e recebeu o título de livre-docente em 2017.
Maria Thaís é fundadora da Cia Teatro Balagan, professora do Departamento de Artes Cênicas e da pós-graduação em artes cênicas da ECA/USP. Como diretora, realizou os espetáculos Recusa (2012/13), Prometheus – a tragédia do fogo (2011/13), Tauromaquia (2004/06), dentre outros. Dirigiu ainda As Cadelas (1996/97), A Serpente (1995) e foi diretora-pedagoga na Moscow Theatre – School of Dramatic Art na Rússia, dirigida por Anatoli Vassíliev, onde foi coreógrafa do espetáculo Ilíada. É autora de Na Cena do Dr. Dapertutto: Poética e Pedagogia em V.E. Méierhold.