A encenação de Experimento com Bola de Demolição sobre Objetos de Uso Diário, criação do Coletivo de Areia, agora em sua 2ª versão, mergulha numa perspectiva de adensamento dos limites entre ficção e realidade, abrindo novas camadas de relação com o espectador. Em meio a destroços de experiências pessoais, restos do passado e pedaços do presente, uma mulher esmiúça sua existência: Quanto sobra da pessoa quando só os objetos sobrevivem? Como metáfora da contemporaneidade fragmentada, a demolição estilhaça, antes de tudo, o próprio sujeito. A questão-chave não é saber se o que está no palco foi real, mas sim em que medida, no exato momento da encenação, pode ser real. A partir desse jogo, propõe-se uma reflexão sobre gênero, corpo, tempo, memória e sobre o papel do espectador. O espetáculo estreia no SESC São Carlos em set/17.
Criado em 2004, o Coletivo de Areia tem por membros em sua formação atual, de 2017, a atriz e pesquisadora Cláudia Alves Fabiano e o escritor Antonio Salvador. O campo de investigação artística do grupo singra pelo teatro e pela literatura, potencializando a palavra como epicentro de implosão iconoclasta. Mais informações na página de Facebook e no site do grupo.
Criação do Coletivo de Areia Cláudia Alves e Antonio Salvador Concepção Cláudia Alves Encenação Cláudia Alves e Fernando Cruz Direção Geral Fernando Cruz Atriz-narradora Cláudia Alves Dramaturgo Antonio Salvador Composição Musical (trilha sonora original) Edison Bicudo Pianista Nelson Lachini Operação Multimídia Luis H. Santos Provocadora Cênica de Documentação Teatral e de Encenação Aline Ferraz Projeto de Cenário-Instalação Original Cláudia Alves, Marko Dallabrida e Francisco Serpa Reorganização do Cenário-Instalação Fernando Cruz e Cláudia Alves Desenho de Luz François Moretti e Fernando Cruz Operação Técnica Fernando Cruz Desenho de Luz dos Objetos Francisco Serpa Figurino Magê Blanques Construção de Cenário Francisco Serpa Provocador Cênico de Performatividade Ipojucan Pereira Produção Executiva Cláudia Alves e Grupo Preto no Branco Preparação Corporal Luana Crempe Design de Projeto, Criação Multimídia e Fotografias das Experiências Visuais Marko Dallabrida Design de Material Gráfico e Assistência de Produção Camila Rosado Equipe “Demolições” (1ª versão): Encenação e Projeto Visual Cláudia Alves e Marko Dallabrida (Coletivo de Areia) Direção Francisco Serpa Performer Marko Dallabrida Desenho e Operação de Luz Francisco Serpa Criação e Operação Multimídia Marko Dallabrida Provocador Cênico de Voz Otacílio Alacran Registro Fotográfico e Vídeo Daniele Adorna Preparação Corporal Maju Martins Coreografias Roberta Maziero Assistentes de Produção Daniele Adorna e Maju Martins Assistentes de Palco Guilherme Pintado, Melk Aguiar e Caio Mello Maquiagem Jaciane Alves Produção Executiva Wendy Palo e Instituto Cultural Janela Aberta
“Experimento com Bola de Demolição sobre Objetos de Uso Diário” | Ensaio Aberto
26 e 27 de agosto | sábado, 19h; domingo, 17h | 14 anos | 1h30 | gratuito | Sala Experimental
Após a apresentação acontecerá uma conversa mediada por Natacha Dias no dia 26 e por Rafael Truffaut no dia 27.