contato

agenda

icons
evento

A Cia. São Jorge de Variedades comemora 25 anos trazendo de volta o espetáculo FESTA DOS BÁRBAROS, contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo 18/2023 MANUTENÇÃO DE ATIVIDADES de São Paulo, e que traz na direção um trio de mulheres – Georgette Fadel, Patrícia Gifford e Paula Klein Flecha Dourada. A temporada acontece nos espaços da sede do TUSP na Rua Maria Antônia, de 7 de setembro até 6 de outubro, em apresentações GRATUITAS somente aos sábados, às 15h, e aos domingos, às 14h.

Ancestralidade, tempo mítico, luta, cultura e sabedoria dos povos originários e afro-indígenas do território brasileiro integraram a pesquisa da cia. na criação de Festa dos Bárbaros, espetáculo que se estrutura a partir de estudos sobre a Revolta dos Bárbaros – guerra que por mais de 70 anos envolveu diversas etnias indígenas em confronto com os colonizadores no sertão nordestino – e a Cosmologia da Jurema Sagrada, árvore da caatinga nordestina que para diversos povos indígenas é guardiã de cultura e ciência, em rituais de cura e conexão com a ancestralidade. A peça acompanha a história da fuga de um casal, cujo homem é acusado de assassinar um policial. Na fuga, fazem uma peregrinação pela cidade até encontrar uma região de mata, onde se deparam com Malunguinho, entidade sagrada dos terreiros de Jurema que caminha por três mundos. A partir de então, o casal é apresentado aos aspectos sagrados, profanos, culturais e identitários da Jurema em celebração com o público e o cruzamento com a geografia local.

Ao mesmo tempo, com o intuito de preservar a memória e apontar novos caminhos a partir dos pilares que constituíram a sua história, o TUSP recebe a exposição itinerante São Jorge 25 Anos, que reúne materiais do acervo da companhia, com projeto e execução de Julio Dojcsar e coordenação geral de Rogério Tarifa. Na exposição, que acompanha as apresentações do espetáculo FESTA DOS BÁRBAROS, o público terá acesso a fotos e processos de peças, trechos das dramaturgias, músicas, desenhos, publicações, objetos de cena, maquetes e figurinos, além de imagens dos espaços que receberam a São Jorge e foram importantes na formação do pensamento do grupo em busca de uma arte coletiva, coral e pública.

Por fim, como parte da ocupação, entre 10 de setembro e 1 de outubro, às terças e quartas (18-22h), a Cia. oferecerá um workshop gratuito compartilhará alguns fundamentos de seu trabalho como: aspectos de composição coral, jogos de conexão, composição no espaço, canto, dança e pesquisa de espaços alternativos de apresentação. O objetivo final é que as pessoas interessadas possam vivenciar nossos pilares de construção de linguagens e interagir com o espetáculo como público brincante. Nos dias de apresentação do espetáculo as participantes são convidadas a acompanhar todo o processo da Cia. São Jorge. A chegada e preparação dos artistas, da equipe técnica, da montagem do espaço. E poderão trocar intensamente com a equipe de produção, com a equipe de cenografia e figurino e com o elenco. A oficina é gratuita, com 20 vagas, e as inscrições acontecem pelo formulário até o dia 8 de setembro.

 Idealização e Coordenação Geral do Projeto – Patrícia Gifford e Paula Klein Flecha Dourada. Direção – Georgette Fadel, Patrícia Gifford, Paula Klein Flecha Dourada. Direção Musical – Lincoln Antonio. Dramaturgia – Antonia Mattos com a colaboração de todos os Artistas Criadores. Artistas Criadores – Alexandre Krug, Antonia Mattos, Carlota Joaquina, Darcio Oliveira, Dedê Ferreira, Eugenia Cecchini, Fagundes Emanuel, Fernanda Machado, Georgette Fadel, Girlei Miranda, Giullya Nahirniak, Iraci Estrela, Jonathan Silva, Karen Menatti, Laruama Alves, Laura Lufési, Lincoln Antonio, Luís Mármora, Marcelo Reis, Patrícia Gifford, Paula Klein Flecha Dourada, Ronny Abreu, Sarah Lessa, Valmir Sant’Anna e Zi Arrais. Baixistas – Renata Amaral e Ricardo Zoyo. Assistência de Direção – Sarah Lessa. Repertório de Músicas da Tradição da Jurema – Associação Cultural Morro da Crioula. Composições Originais – Artistas Criadores do Projeto. Cenografia e Figurinos – Rafael Bicudo. Assistência de Figurino – Érika Grizendi. Costureira – Lili Santa Rosa. Cenotecnia – Katiana Aleixo. Iluminação Cênica – Dede Ferreira. Técnico de Som – Duda Gomes e JP Hecht. Assistente de Som – Pedro Henrique Carneiro. Equipe Técnica de Operação – Clara Araújo, Guira Bara, Katiana Aleixo, Matheus Góis, Mateus Rodrigues e Renan Vilela. Identidade Visual – Fernando Sato. Coordenação de Produção e Produção Executiva – Laura La Padula. 

FESTA DOS BÁRBAROS | Cia. São Jorge de Variedades. | De 7 de setembro até 6 de outubro | Sábados, 15h; domingos, 14h

TUSP – Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque | 150 minutos | Livre | Gratuito.

Todas as apresentações contarão com LIBRAS e Audiodescrição. Reservas de equipamento de audiodescrição com Adamy pelo tel. 11 9990-72370.