contato

agenda

icons
site evento 250x150 CC2

O  Teatro da Universidade de São Paulo, na 20a edição do Circuito TUSP de Teatro, muma perspectiva de democratização e pluralidade nas artes cênicas brasileiras, leva aos campi de Bauru (04 a 06/ago) e Ribeirão Preto (24 a 26/ago) três espetáculos de diferentes estilos e formatos, selecionados por meio de edital público, em apresentações gratuitas à comunidade universitária e à população do entorno dessas cidades.

Florilégio | Pombas Urbanas | Bauru: 04/ago, 20h – Teatro da Fob / Ribeirão Preto:  26/ago, 20h – Teatro do Campus

Espetáculo inspirado em histórias de vida de pessoas que vivem na Cidade Tiradentes e impulsionado pelo verbo “esperançar” de Paulo Freire, Florilégio convida o público a uma viagem esperançosa em direção ao futuro e reflete sobre como a luta coletiva pode transformar a sociedade. A montagem nasceu a partir do diálogo com muitas vozes de ontem e de hoje, na busca por poetizar o cotidiano, mas também ultrapassar diversos tipos de opressões tantas vezes impostas. Desde a mais singular violência até a mais intensa solidão e vazio. Uma criação dramatúrgica que reflete acerca das condições e relações humanas no território, tendo por temas memória, esperança, história e o futuro dos moradores do bairro, as dores e violências que assolam a comunidade, mas também a força das relações comunitárias, capazes de transformar vidas e realidades.

O Pombas Urbanas nasceu em 1989 no bairro de S. Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, por meio de um projeto de formação teatral de jovens realizado pelo diretor de teatro Lino Rojas. Desde então, o processo desenvolvido parte do reconhecimento dos jovens atores e de suas raízes étnico-culturais, para encontrarem sua poética e construírem linguagens e dramaturgias que expressem de forma coerente seus contextos humanos e sociais. Com fortes influências do teatro de rua e teatro comunitário, o grupo consolidou sua trajetória artística através da criação de um repertório de 15 espetáculos e intervenções teatrais, apresentados nacional e internacionalmente. Em 2002, o grupo decidiu criar o Instituto Pombas Urbanas, com o objetivo de viabilizar as ações sociais do coletivo e que resultaram, em 2004, na ocupação cultural que deu origem ao Centro Cultural Arte em Construção no bairro Cidade Tiradentes. Em um processo de educação não-formal, o Instituto Pombas Urbanas elaborou um sistema próprio e autossustentável de organização que tem o jovem como protagonista de suas ações, reconhecendo o conhecimento que o jovem traz de sua experiência de vida e sua visão de mundo.

Direção: Vanéssia Gomes Criação coletiva: Grupo Pombas Urbanas Dramaturgia: Grupo Pombas Urbanas e Vanéssia Gomes Elenco: Paloma Natacia, Adriano Mauriz, Marcelo Palmares, Paulo Carvalho e Ricardo Big Músicos: Rafael de Barros e Rebeca Gomes Figurino: Juliana Naju Cenário: Marcelo Larrea e Débora Gomes Silvério Preparação Corporal: Cibele Mateus Trilha sonora: Giovani Di Ganzá Fotografia: Ricardo Avellar Iluminação: Fernando Alves Produção: Andrea Mauriz

Bauru: 04 a 06/ago | Teatro Dioracy Fonterrada Vieira (Fob-Usp) | Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75 | Bauru, SP

Ribeirão Preto: 24 a 26/ago | Teatro Do Campus | Rotatória Central – campus USP-RP | Ribeirão Preto, SP