III Mostra Escola de Arte Dramática
contato

agenda

icons
ead site

Entre 22 e 28 de fevereiro de 2016, o TUSP recebe uma vez mais a III Mostra EAD, com montagens e experimentos de turmas recentes da Escola. A concepção da Mostra se revela já na mobilização de alunos, técnicos e professores nesse momento de formação, justamente pela interligação de todos  em um campo de criação a um só tempo institucional e artística.
A programação detalhada está disponível nos links abaixo e na agenda do site. Os ingressos são gratuitos, distribuídos 1h antes do início do evento.

Apresentação: José Fernando Peixoto
“Chegar à terceira edição da Mostra Escola de Arte Dramática é razão de festa. A Mostra permite esse segundo tempo, quando professores, diretores e atores podem, ainda uma vez, lançar um olhar sobre os processos de criação; e reconhecer, nesses momentos, estágios de um processo continuado de formação.
A situação peculiar da EAD – uma escola de formação técnica de atores – no contexto da Universidade de São Paulo abre um campo próprio de investigação. Daí que essa visada sobre o ano anterior tem mais que um caráter retrospectivo. É uma plataforma para a reflexão sobre caminhos que se esboçam segundo um plano que se justifica na cena, lugar de produção, onde imbricam-se pesquisa e criação, segundo uma compreensão partilhada de que o trabalho de formação do artista necessita de um campo efetivo de pensamento e experimentação, e que a Universidade pode ser esse lugar.
Com efeito, esses exercícios viveram já um contato com o público, quase todos no Teatro Laboratório. Há os orientados e dirigidos por professores da EAD (Isabel Setti, Celso Frateschi, Bete Dorgam, Cristiane Paoli-Quito, Silvia Bittencourt, Mônica Montenegro). Há os dirigidos por alunos e acompanhados por professores da Escola. Há ainda aquele que resulta de colaboração com diretor e artistas convidados (Rogério Tarifa). Em todos os casos, a cena se evidencia como expressão de um projeto pedagógico pautado pela diversidade de perspectivas e o diálogo efetivo com a produção teatral viva no país.
Trata-se de empenho interdisciplinar, que este ano mobilizou uma forte parceria com o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão, tanto na área do rádio como de cinema.  A novidade é que, ainda no 1o semestre, teremos o lançamento de nosso primeiro longa-metragem, assinado pela diretora convidada Eliana Fonseca, e criado por alunos da Escola – Turma 64 –  e do CRT, com a colaboração de professores).”

Programação Completa
22.02, 20h | Sonhos de Einstein  

23.02, 20h |  A Visita da Velha Senhora

24.02, 20h |  Ainda Não

25.02, 20h |  Melancia

26.02, 20h | .Fatzer: Estudo  

27.02, 17h | Experimentos em Rádio
        17h30 | Macbeef
             21h | Cabaré Garcia!

28.02, 18h | Performances
            20h | Canto para Rinocerontes e Homens

Mesas de Conversa: Atividade organizada pelos alunos do atual segundo ano, visa trazer a público, na forma de debates, inquietações acerca do trabalho do ator e a trajetória de aprendizado na Escola.

23.02, 16h“Gerações EAD” | Com Luciano ChirolliCida Almeida, Amanda Lyra e Luciana Paes | Mediação: Bete Dorgam
Para refletir sobre o encontro entre tradição e invenção que tem movido a instituição por 67 anos,  e a fim de traçar um panorama da escola em diferentes períodos, ex-alunos falam de suas expectativas e trajetória,experiências e pesquisas iniciadas na EAD e os rumos que tomaram além dela, a partir das perguntas: “como foi seu primeiro dia na EAD? E seu último?”

25.02, 16h | “Do que se ri?” | Com Allan da Rosa, Cris Rocha, Thaís Ferrara e As Olívias | Mediação: Cristiane Paoli-Quito
De um lado, o direito de liberdade de expressão humorística irrestrita, de outro o dever de respeitar limites – mas quais para fazer humor? Existe um limite ético para a composição da caricatura, da máscara, da ironia, ou do insulto? Como no humor se apresenta a alteridade? Depois de alguns meses de estudos da linguagem clownesca, pós-atentado a revista francesa Charlie Hebdo, pós-debate sobre racismo por blackface no Itaú Cultural, é preciso pensar sobre o diálogo do humor com os preconceitos.

Seção Técnica do Teatro Laboratório:
Diretora de Produção: Bertha S. Heller
Cenografia e Adereços: Jonas de Moraes e Paulo Sérgio Basílio
Cenotécnica: Alexandre Lopez Afonso, Juliano Tramujas, Nilton Ruiz Dias e Zito Rodrigues Costura: Raimunda Lopes da Silva Santos, Silvana de Carvalho e Vanda Aparecida Conceição  Iluminação e Sonoplastia: Denilson Marques, Gustavo Viggiano, Marco Antonio Vieira da Silva, Mário de Castro e William Mathias de Oliveira
Produção: Idalvo Silva dos Santos (Caio Fernandes)
Auxiliar: José Gomes da Costa
Secretaria EAD: Carlos Alves da Costa (Croata) e Roberto Elias Jugdar
Professores da EAD: Ana Maria Andrade Miranda, Antonio Rogério Toscano, Celso Frateschi, Cristiane Paoli Vieira (Quito), Elisabete Vitória Dorgam Martins (Bete Dorgam), José Fernando Peixoto de Azevedo, Maria Isabel Setti, Mônica de Almeida Prado Montenegro, Sandra Regina Sproesser, Silvana Garcia, Silvia Taques Bittencourt e Tarina Quelho de Castro
Professora Associada:  Carmina Juarez
Diretor da Escola de Arte Dramática: Prof. Dr. José Fernando Peixoto de Azevedo
Vice-Diretora da Escola de Arte Dramática: Profa. Dra. Elisabete Vitória Dorgam Martins
Diretora da Escola de Comunicações e Artes: Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch
Vice-Diretor da Escola de Comunicações e Artes: Prof. Dr. Eduardo Henrique Soares Monteiro
Reitor da Universidade de São Paulo: Prof. Dr Marco Antonio Zago
Vice-Reitor da Universidade de São Paulo: Prof. Dr. Vahan Agopyan