Dia 28 de novembro, 19h, acontece o lançamento do livro de Ney Piacentini, “O Ator Dialético: 20 Anos de Aprendizado na Companhia do Latão, pela Hucitec Editora.
O ator e professor de teatro Ney Piacentini, que integra a Companhia do Latão desde a sua fundação em 1997, o livro O ATOR DIALÉTICO: 20 anos de aprendizado na Companhia do Latão, pela Hucitec Editora, com prefácio de Iná Camargo Costa e apresentação de Maria Silvia Betti. Na ocasião, os elencos do Latão apresentarão cenas dos seus espetáculos.
Escrita durante o doutoramento de Piacentini no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), a publicação narra o gradativo aprendizado das atrizes e atores que fizeram parte do grupo, na direção de uma interpretação dialética baseada na contradição entre os aspectos internos e externos dos personagens. Na vida, nem sempre o que se diz coincide com o que se faz (e vice-e-versa) e o intuito desse livro é apresentar por quais meios os integrantes da Companhia se apropriaram da dissociação das vias objetiva e subjetiva na atuação – provocadora da transformação dos papeis.
Ney Piacentini tem 40 anos de teatro e atuou em mais de 50 espetáculos. Integra a Companhia do Latão desde a sua fundação em 1997 e tem mestrado e doutorado em pedagogia teatral pela USP. Escreveu Eugênio Kusnet: do ator ao professor e publicou Stanislavski revivido (org. c/ Paulo Fávari). É professor de interpretação na Universidade Estadual Paulista (UNESP) e na Pós-Graduação da Faculdade Paulista de Artes (FPA). Por seu solo Espelhos foi indicado ao Prêmio de Melhor Ator de 2016 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e integrou o conjunto que ganhou o Prêmio Questão de Crítica/RJ-2103 de Melhor Elenco por O patrão cordial (Companhia do Latão). Recebeu também o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2013 pela sua contribuição ao teatro paulista.
Lançamento do livro O ATOR DIALÉTICO: 20 anos de aprendizado na Companhia do Latão, de Ney Piacentini (Hucitec Editora) | quarta-feira, 28 nov. 2018, 19h | gratuito (sujeito à lotação do espaço)