A mostra LAPETT(IN)PROCESSOS reúne trabalhos de alunos de mestrado e doutorado realizados junto ao Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanz Theatralidades (ECA-USP). Fundado em 2011, o LAPETT é dirigido por Sayonara Pereira.
31 ago (4a feira), 20 h | Mesa de abertura
Profa. dra. Andreia Nhur – CAC-ECA-USP
Profa. dra. Marilia Velardi – EACH-USP
Profa. dra. Sayonara Pereira – CAC-PPGAC-ECA-USP
Ms. Letícia Olivares – atriz/diretora, organizadora do livro
Lançamento do livro Trajetórias em Construção: Escritos Cênicos dos Pesquisadores do LAPETT (Leticia Olivares e Sayonara Pereira, orgs. Ed. Prismas, Curitiba)
01 set (5a feira), 20h | Processos I
Fragmentos de trabalhos solo dos autores-intérpretes desenvolvidos em suas pesquisas acadêmicas, orientados por Sayonara Pereira no PPGAC-ECA-USP.
1. EM UM CORPO SÓ (20 min.) | Letícia Olivares (mestrado em artes cênicas, 2014)
“Afinal, o que eu quero tanto criar? Criatividade é uma coisa delicada…”
Em um Corpo Só está o acúmulo, a sobreposição de estados e histórias pelo encontro de materiais cênicos vindos de diversas fontes, como fragmentos escavados, recolhidos e soprados da poeira, compondo um novo mosaico. No diálogo com o presente, todas as construções se revivificam, se atualizam, e a performance acontece no entrar e sair das personas, sob o olhar do espectador.
2. ATÉ QUE O OVO SE QUEBRE (20 min) | Nadya Moretto (mestrado em artes cênicas, em andamento)
Se esperar até que o ovo se quebre,
Se dançar até que o ovo se quebre,
Se viver até que o ovo se quebre
Cada vez, o que vai nascer??
3. AOS QUE AQUI ESTIVERAM (30 min.) | Luiza Banov (mestrado em artes – Unicamp, 2011)
…o peso e a leveza, …a beleza efêmera, …vozes no vento, …ecos de caminhos, / a fragilidade de uma vida que não se viveu…
Aos que Aqui Estiveram dialoga com memórias recentes e ancestrais de uma vida talvez nunca experimentada. Assim, presta homenagem “aos que aqui estiveram”, aos que por aqui passaram. Entende-se pela palavra “aqui” qualquer lugar de encontro e conexão do indivíduo e do universo que o cerca. É um tributo a caminhos poucas e/ou muitas vezes trilhados e que permitem o constante refazer dos acontecimentos, cada um a sua forma única.
02 set (6a feira), 20h | Processos II
1. F(r)ESTA – Intervenção (10 min.) | Daniel Costa (doutorado em artes cênicas, em andamento)
do corpo que estou acontecendo agora… f(r)estas…
embevecido por lampejos da memória: ação de um corpo mnemônico / atravessamento – corpexperiência /giros, bichos, festas… mais lampejos de memórias, as minhas e as suas também.
o corpo é uma f(r)esta!
2. SAMOVAR (20 min.) | Rafael Sertori (mestrado em artes cênicas, em andamento)
O intérprete resgata memórias coreográficas de sua trajetória na dança, pondo em diálogo vocabulários de movimentos das coreógrafas Sayonara Pereira, Morena Nascimento e Vanessa Macedo com a linguagem teatral. Do experimento surgem questões que concernem a autonomia de criação do intérprete frente à cena contemporânea de dança.
3. GAROA (17 min.) | Danilo Silveira (mestrado em artes cênicas, em andamento)
Acontecimentos entram e saem da visibilidade, umedecendo levemente a pele. Como pequenas gotículas de água em suspensão na atmosfera que formam nevoeiros de baixa intensidade. Quanto tempo leva para um corpo se encharcar na garoa?
4. UM CORPO SÓ (30 min.) | Vanessa Macedo (doutorado em artes cênicas, em andamento)
Um corpo só é uma ficção autobiográfica, ou uma dança depoimento, ou um espaço de memórias. Na retomada de experiências significativas inscritas no corpo, passado e presente se fundem, num elo de negação, afeto e dor. O solo estreou em 2015 e sua criação foi contemplada pela Lei de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.
03 set (sábado), 20 h | VÃO(S) – espetáculo cênico
(…) contemplo então a fúria dos viadutos e de qualquer maneira, feio ou belo, tudo se equivale em vida e movimento – abro janelas para os anjos eletrônicos da noite (…)
Caio Fernando Abreu
A peça VÃO(S), criada para os integrantes do LAPETT, é composta por uma série de “fotos” em movimento. Algumas vezes os atores-dançarinos levam o público a espaços urbanos, com ritmos alucinados, outras vezes as ações envolvem grande calmaria. Como na vida contemporânea, pessoas se encontram, se desencontram, permanecem sós, jogam, amam… e tudo parece ser observado através de vãos. | direção geral, concepção & pesquisa musical Sayonara Pereira | atoresdançarinos Ametonyo Silva, Eduardo Yoshimura, Danilo Silveira, Nadya Moretto e Nina Rici | assistência sonora Leticia Oliveira
04 set (domingo), 19h
VÃO(S) – espetáculo cênico
Encerramento da mostra
LAPETT (IN) PROCESSOS
31 de agosto a 04 de setembro | eventos gratuitos
Teatro da USP | TUSP
Rua Maria Antônia, 294 – Consolação (próximo às estações República e Santa Cecília do metrô)