contato

agenda

icons

Manuela é uma história de amizade entre um escritor e sua máquina de escrever. É o nome dado por Mário de Andrade à sua máquina, em homenagem ao escritor e amigo Manuel Bandeira.

No espetáculo da Companhia do Feijão, é ela quem revive a vida e obra de seu dono, com reflexões de companheira tecidas a partir da poesia e correspondência de um dos mais importantes artistas e pensadores brasileiros.

A Cia do Feijão desde 1998 desenvolve suas criações artísticas tendo como base três princípios:

 O desenvolvimento e compartilhamento de linguagens teatrais baseadas no trabalho
do ator e em processos de criação em equipe.
 As indagações temáticas sobre o homem e as realidades brasileiras,
 Estratégias de observação direta(trabalhos de campo),recuperação de memória
histórica e estudo regular da literatura e pensadores brasileiros.

A peça faz parte da programação cultural do TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo no campus Ribeirão Preto.

Concepção e dramaturgia Vera Lamy // Direção musical e trilha original Lincoln Antonio // Elenco Vera Lamy e Lincoln Antonio

Entrada gratuita. Ingressos no local à partir das 19h. | No Teatro do Campus  – rotatória central do Campus USP Ribeirão Preto

 

Oficina A Música e o Teatro Épicos, com Pedro Pires (Cia. do Feijão) e Lincoln Antônio.
De 30.11 a 02.12. Sexta, 18h30-22h30; sábado e domingo, 13h-18h30 (gratuita), no Teatro do Campus. Inscrições pelo email tuspribeirao@gmail.com.
A oficina propõe aos participantes a exploração de duas linguagens e a possibilidade da fusão de ambas na cena épica, através da exploração de canções com forte componente narrativo. Por meio de exercícios (que contém regras de um jogo cênico de base) será proposta uma possibilidade para criação do coro em cena, com suas movimentações espaciais e relações entre atores/cantores. A oficina acontecerá em três dias, com a possibilidade da partilha de um pequeno resultado cênico ao final.

Pedro Pires é diretor e dramaturgo da Companhia do Feijão desde sua criação em 1998. Tem formação em artes cênicas (ECA-USP), estudou direção e interpretação na École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq, na França. Obteve vários prêmios em espetáculo que trabalhou, dentre eles constam, na categoria teatro pra jovens os prêmios FEMSA de Teatro-2006 e Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2016. Obteve,  com o espetáculo Mire Veja o Prêmio APCA 2003 de Melhor Espetáculo e o Prêmio Shell 2003 / Categoria Especial / Criação e concepção. Também tem atuado como professor de teatro e coordenador artístico pedagógico em projetos como Ademar Guerra e Doutores da Alegria.

Lincoln Antonio é pianista, compositor e produtor cultural, formado em composição e regência pelo Instituto de Artes da UNESP. Gravou os CDs O ouvido das canções e Quintal. Com o grupo A Barca realizou projetos de circulação de espetáculos, oficinas e produção de CDs e DVDs, entre eles Turista aprendiz, Baião de Princesas e as caixas Trilha, toada e trupé e Coleção Turista Aprendiz. Gravou ainda com Suzana Salles, Cida Moreira, Mauricio Pereira, Ceumar e Dante Ozzetti, Juçara Marçal e Kiko Dinnuci, dentre outros. No teatro, trabalhou como diretor musical, compositor, arranjador e preparador musical, com Denise Fraga , Cia. do Latão, Cia. São Jorge de Variedades, Marco Nanini, Bibi Ferreira, dentre outros.