contato

agenda

icons
mit fundo preto

Durante a quarta edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, a curadoria dos “Olhares Críticos”, de Kil Abreu e Luciana Romagnolli, propõe ações que pretendem potencializar não só o encontro entre espectador e obra, mas a reflexão sobre contextos sociais, econômicos e políticos nos quais se insere a criação artística.  Nos Diálogos Transversais, pensadores de outros campos do conhecimento expõem suas perspectivas sobre os espetáculos. Em Prática da Crítica, integrantes da DocumentaCena – Plataforma de Crítica, do Agora e da Antro Positivo, além de críticos convidados, escrevem sobre os trabalhos apresentados e debatem o teatro contemporâneo a partir dos espetáculos da Mostra. Reflexões Estético-Políticas abarca as conferências e mesas, e uma entrevista pública, além do seminário “Dimensões Públicas da Crise e Formas de Resistência”. Na Mostra acontecem também lançamentos de livros, entre eles um título que reúne duas obras inéditas no Brasil de Gordon Craig e trabalhos de dramaturgos brasileiros contemporâneos.
Confira a programação completa dos Olhares Críticos da 4a edição da MITsp no site da Mostra.

18.03, das 13h às 15h, no TUSP | Mesa redonda “Teatro na Palestina: relações entre política e arte” | Mediação: Ferdinando Martins
Com o ator e diretor palestino Ihab Zahdeh, a atriz chilena de ascendência palestina Andrea Giadach, do espetáculo Mateluna, e a pesquisadora em Artes Cênicas e ativista brasileira Maria Fernanda Vomero.  Ihab Zahdeh estará ainda no TUSP durante a MITsp realizando a Residência Artística: Atos de Resistência I.

18.03, das 15h às 17h, no TUSP | Dramaturgia Brasileira Contemporânea
Lançamento das obras de quatro dramaturgos brasileiros: Alexandre Dal Farra (editora Javali), Grace Passô, Pedro Kosovski e Vinicius Calderoni (editora Cobogó). A Trilogia Abnegação reúne três peças teatrais escritas por Alexandre Dal Farra que investigam a estrutura política brasileira e o desenrolar do único governo com viés de esquerda no Brasil. A trilogia foi encenada pelo grupo Tablado de Arruar. Grace Passô, dramaturga, diretora e atriz, lança Mata Teu Pai. Na obra, à luz do mito de Medeia, a autora reflete sobre nosso tempo e suas fronteiras. Caranguejo Overdrive, escrita por Pedro Kosovski, acompanha a volta de Cosme, catador de caranguejos, ao Rio de Janeiro, cinco anos após ter sido convocado para lutar na Guerra do Paraguai. O espetáculo, dirigido por Marco André Nunes, ganhou os prêmios Shell (Direção, Texto e Atriz), Cesgranrio (Direção e Texto) e APTR (Autor, Direção e Atriz). Vinícius Calderoni publica Arrã, peça pela qual recebeu o prêmio Shell de melhor Autor. O lançamento será precedido de conversa entre os dramaturgos.

19.03, das 12h30 às 13h30, no TUSP |  Lançamento da Coleção Eid Ribeiro
A editora Javali lança em três volumes a obra de peças e crônicas do encenador e dramaturgo mineiro Eid Ribeiro. Dentre as 15 peças, escritas entre a década de 1970 e os dias atuais, a coleção apresenta desde as celebradas Lusco-fusco e Anjos e Abacates, já encenadas em várias cidades do país, até peças inéditas do autor, como Nightvodka e Tinto e a Baleia. A coleção agrupa, no terceiro volume, 48 crônicas escritas por Eid para o Jornal O Tempo entre 1996 e 2001. O lançamento será precedido por uma conversa entre Eid Ribeiro e a crítica de teatro Soraya Belusi, autora do prefácio do livro.

20.03, das 17h às 19h, no TUSP | Mesa “Crítica e Engajamento” | Mediação: Ivana Moura (blog “Satisfeita, Yolanda?”)
Proposta pela DocumentaCena – Plataforma de Crítica, a conversa visa compartilhar diferentes perspectivas e experiências relacionadas à participação de artistas e críticos de artes em reflexões, assuntos e circunstâncias de relevância política e social. Participam da mesa Maria Fernanda Vomero (SP), Daniel Toledo (MG) e Óscar Cornago (Espanha).