contato

agenda

icons
Pocha Nostra - eventos

Performance de La Pocha Nostra usa a imaginação radical como ferramenta contra o conservadorismo extremo e a violência”

O coletivo La Pocha Nostra apresenta dia 12 de dezembro, às 20h, na Barra Funda no Centro Compartilhado de Criação a performance Spiritus Mundi VS Aztec Ouroborus. O novo trabalho do grupo, que compõe a programação da II Bienal Internacional de Teatro da USP, emprega uma marca estética “robótico-barroca / cyborg-kitsch” e um humor ácido. Traz uma série de ações xamânicas e psicomágicas bem-humoradas e ousadas que continuam a busca do coletivo por uma noção mais complexa de identidade e de pertencimento social.

Através da apresentação de uma linguagem ritual viva Spiritus Mundi ativa o imaginário coletivo como um território para a Artivista. Na peça, a imaginação radical é usada como uma ferramenta contra o conservadorismo extremo e a violência, o impiedoso poder corporativo, o narcisismo da mídia social, a gentrificação cultural moderna, a intolerância da diferença, e perda de fé na humanidade e na democracia.

A performance apresenta imagens combinadas com remixes de algumas ações clássicas da trupe, e esse entrelaçamento tenta falar de volta a um universo solipsista que parece comer sua própria cauda. A trupe aborda várias questões ancoradas no corpo tais como: raça, sexo, idade, nacionalidade, etnia, práticas e capacidades corporais, através de temas que vão desde a cultura da violência contra “o outro” (incluindo emigrantes, refugiados, mulheres, transgêneros), a perda de esperança em formas tradicionais de ativismo e as políticas do envelhecimento do corpo, sua fluidez de gênero, etnia e nacionalidade. Como na maioria dos projetos Pocha, a audiência é frequentemente convidada a participar nesta experiência bizarra, ajudando os artistas a re-imaginar uma nova iconografia, intervindo na performance com seus próprios corpos e encarnando juntos “os sonhos e pesadelos de nossos tempos atuais”.

Com esse formato La Pocha Nostra invoca uma “forma desajeitada, mas eficiente, da prática democrática radical.” A revelação do processo, o espaço, a pesquisa de novas imagens e formatos, torna-se o projeto real. Esta nova peça foi desenvolvido pela trupe em várias residências ao longo de 2015 e vem apresentando-se em diversas configurações ao redor do globo. A versão feita para a II Bienal Internacional de Teatro da USP irá incluir solos alternados, duetos e trios de Saul Garcia Lopez, Michele Ceballos Michot, Dani d’Emilia e Daniel B.Chavez.

Sobre La Pocha Nostra

Criado no México, La Pocha Nostra é um coletivo que se foca na colaboração artística para além das fronteiras nacionais e diferenças de raça, gênero e geração, criando comunidades temporárias de artistas rebeldes. Há vinte anos seus membros têm conduzido workshops com performers, ativistas, atores, bailarinos, estudantes e membros de comunidades étnicas, como na LPN International Summer School, sua ação pedagógica mais importante, focada no corpo como centro de criação, reinvenção, memória e ativismo.

Esta organização transdisciplinar de artistas de diversas áreas, gerações e etnias, e que busca eliminar as fronteiras entre arte e política, teoria e prática, palco e plateia, tem Guillermo Gómez-Peña como seu diretor artístico.

Seus trabalhos, que incluem performance art, vídeo, áudio, instalações, poesia, jornalismo e teoria cultural, exploram temas multiculturais, imigração, as políticas da linguagem, a “cultura radical” e as novas tecnologias na era da globalização, com o uso de gêneros mistos e linguagens experimentais, em uma mistura de inglês e espanhol, fato e ficção, realidade social e cultura pop, humor chicano e ativismo político.

Nos trabalhos do grupo, as fronteiras culturais são postas no centro, enquanto o assim chamado mainstream é empurrado para as margens e tratado como exótico e não-familiar, o que coloca os espectadores na posição de “estrangeiros” e “minorias”.

Criação Coletiva de Guillermo Gómez-Peña, Michèle Ceballos, Saul Garcia Lopez, Daniel B., Dani d’Emilia.

Serviço

II Bienal Internacional de Teatro da USP
Spiritus Mundi VS Aztec Ouroborus
La Pocha Nostra
Quando 12 de dezembro – 20h
Quanto R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia-entrada.
Onde Centro Compartilhado de Criação
Rua James Holland, 57 – Barra Funda – 3392-7485
Duração 90 min
Lotação  100 lugares
Classificação 18 anos