O que fazíamos em 1985?
O Projeto 85 – A Dívida em Três Episódios foi construído a partir da pesquisa sobre os importantes acontecimentos históricos do ano de 1985. A obra nasceu do intercâmbio entre os coletivos artísticos La Maldita Vanidad (Colômbia), Lagartijas Tiradas al Sol (México) e o [pH2] (Brasil). A partir desta união deu-se a análise artística desse momento histórico, cujo disparador criativo foi um levantamento de imagens de desastre nos três países durante este período de transição para a democracia.
O primeiro episódio, “O Rosto da Mulher Endividada”, toma forma de um filme. O rosto de dez mulheres, mães dos criadores, ensaiam imagens da dívida em perspectiva ficcional, ampliando o rosto da personagem Helena Fracasso e revelando as desgraças que guiaram sua vida. O segundo, “Endividamento Privado”, uma ficção situacional, aborda o caráter privado da dívida. Retrata o pós-morte do pai de três irmãos que discutem o que fazer com a casa paterna antes que esta apodreça. Por fim, “Endividamento Público” tem uma abordagem mais documental e faz o diálogo entre as similitudes de Brasil e México, na perspectiva histórica de sedimentação da dívida externa de ambos. Aqui, uma nave-território se aproxima de um país arrasado por uma catástrofe e institui um regime de reconstrução, em uma parceria acolhida com entusiasmo.
Dramaturgia Jorge Hugo Marin (La Maldita Vanidad) e Luiz Pimentel ([pH2] estado de teatro) Encenação Jorge Hugo Marin (La Maldita Vanidad) e Rodrigo Batista ([pH2] estado de teatro) Elenco Beatriz Id Limongelli, Bruno Moreno, Maria Emília Faganello ([pH2] estado de teatro); Angélica Pietro, Daniel Diaza, Ella Becerra, Fernando Arroyave e Maria Adelaida Palacio (La Maldita Vanidad) Iluminação Luana Gouveia ([pH2] estado de teatro) Sonoplastia Rodrigo Batista ([pH2] estado de teatro) Vídeos Renato Sircilli ([pH2] estado de teatro) Dramaturgismo Paola Lopes ([pH2] estado de teatro)
Serviço
II Bienal Internacional de Teatro da USP
Projeto 85 (Brasil, Colômbia e México)
La Maldita Vanidad (Colômbia), Lagartijas Tiradas al Sol (México) e o [pH2] Estado de Teatro (Brasil)
Quando 01 e 02.12 – 20h
Quanto R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia-entrada.
Onde TUSP
Duração 150 min
Lotação 90 lugares
Classificação 14 anos