Gestão Criativa em foco

Por Wilton Garcia.

A terceira edição do Seminário Internacional Tecnologia, Educação e Sociedade foi realizada, virtualmente, pela Fatec Itaquaquecetuba, entre os dias 29 e 31 de março de 2021, e recebeu palestrantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Argentina, Bolívia, Estados Unidos e México.

Durante os três dias do evento aconteceram atividades culturais, palestras e mesas-redondas, com a participação de alunos, professores e profissionais de diferentes regiões do Brasil e de países como Argentina, Bolívia, Estados Unidos e México.

A mesa O que é gestão Criativa, sob coordenação do Prof. Dr. Wilton Garcia, teve como debatedora a professora Elizabeth Colorado Herrera, ambos docentes da Fatec Itaquaquecetuba. Também, a Professora Andrea Hidalgo da Universidad Tecnologia Nacional (UTN), da Argentina; a Professora Berenice Isabel Herrera Farías da Universidad Moterrey (UDEM), do México; e os professores doutores Luciano Maluly e Carlos Tavares Jr. da USP, Brasil.

“Em todos os modelos de intercâmbio propostos, a gestão criativa está sempre presente como uma possibilidade de inovação que não é proporcionada pelas próprias tecnologias, mas sim tem a ver com a capacidade humana de criar e inovar”, reforçou Andreia Hidalgo

Vários temas e abordagens surgiram ao longo desses três dias como: ativismo cultural, criatividade, competência intercultural, cultural digital, decolonização, ensinânça, estratégia de mercado, feminicídio, desigualdade social, diversidade cultural, ideologia, intercâmbio internacional, integração multicultural, metodologia, processo de ensino-aprendizagem, responsabilidade social, entre outros.

Como resultado das apresentações e discussões, os textos serão publicados no link https://sidtes.wordpress.com/, ainda neste primeiro semestre de 2021, em formato Anais do evento. Mas, o mais importante foi a expressiva participação de alunos e ex-alunos.

Vale destacar que algumas mesas podem ser assistidas pelo YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC6LUrLB2BOaw_J_LOHyaisA

Wilton Garcia é artista visual, Doutor em Comunicação pela USP, Pós-Doutor em Multimeios pela Unicamp e é Professor da Fatec Itaquaquecetuba/SP