GOIABA

Por Leonel Alvarado.

Vi uma árvore de goiaba na casa do Villa-Lobos. Desculpe, na casa trasformada no Museu Villa-Lobos.

Dentro da casa, tinha artefatos usados por Villa-Lobos para fazer e desfazer música. O artefato maior era um pássaro chamado uirapurú que fez ele famoso em Paris.

Eu entrei, assinei o livro de registro e tirei uma foto do uirapurú antes de ele sair, não pela janela, mas pela orelha de Villa-Lobos, até chegar a árvore de goaiba que já não ficava no pátio da casa-museu, mas no pátio da minha infância, onde eu precisava de outros instrumentos para perseguir outros pássaros.

Rua Sorocaba 200 já não fica em Botafogo. Fica num lugar que foi meu, onde as goaibas eram gostosas, mas de outro modo, como se outra música tivesse amadurecido elas.

Leonel Alvarado é Professor-Associado da Escola de Humanidades, Mídia e Comunicação Criativa na Massey University (Nova Zelândia).