FUNARTE SP INAUGURA EXPOSIÇÃO QUE ABORDA ARTE, CONSUMO E DIVERSIDADE

Por Wilton Garcia.
wiltongarcia.com.br.

A cidade de São Paulo será contemplada com a Exposição afroplural_ onde começa o mundo? do artista visual Wilton Garcia e curadoria de Luciano Maluly (ECA-USP), em março deste ano, na Funarte São Paulo, próximo às estações de Metrô Santa Cecília e Marechal Deodoro, com entrada gratuita ao público.

A exposição provoca reflexão sobre a noção de sujeito contemporâneo ao apresentar um conjunto de artes visuais em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Nesse fluxo, impressões e/ou vestígios do cotidiano (re)configuram-se em trabalhos visuais expondo efeitos estéticos, pictóricos, plásticos e poéticos de diversidade em sintonia com meio ambiente, sustentabilidade e consumo.

De acordo com o curador, a exposição é “um convite à experiência transversal. O silêncio da senzala é re(visto) na Galeria Flávio de Carvalho da Funarte São Paulo por meio de Obés e Orixás. O (re)início oferece faces e objetos – um portal de liberdade em que a natureza nunca é morta”.

Com 20 anos de carreira como artista visual, Garcia fez doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e, atualmente, é professor na Fatec Itaquaquecetuba. Desde 2000, participa de exposições coletivas e individuais, em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York.

Em 2020, foi um dos contemplados com o Prêmio Funarte Respirarte na categoria Artes Visuais. Como artista e pesquisador, trabalha com imagem, fotografia e objeto que compreendem estudos contemporâneos – www.wiltongarcia.com.br

Conforme Garcia, “a ideia de experimentar diferentes suportes e dispositivos ajuda a (re)organizar o pensamento sobre materiais reutilizados. Isso causa determinado efeito provocando uma produção de subjetividade”.

Para os interessados em conhecer uma noção de arte contemporânea alinhada ao meio ambiente e ao consumo, o artista e o curador oferecerão uma visita guiada na abertura da Exposição, no dia 12 de março, e um workshop criativo online, no encerramento 10 de abril.

Nessa produção de efeitos, alternativas de expressões singulares do afroplural_ convidam à observação das coisas peculiares no mundo. Onde começa o mundo?

Serviço

Exposição afroplural_ onde começa o mundo?

Artista visual: Wilton Garcia
Curadoria: Luciano Maluly, ECA-USP

Período: 12 de março à 10 de abril

Complexo Cultural Funarte SP
Galeria Flávio de Carvalho

Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos

Horário de funcionamento:

14h-19h, terça a domingo
(11) 3662-5177

Entrada Franca

Classificação Livre