Com apoio da ECA-USP, Wilton Garcia inaugura exposição no Memorial da América Latina

De 19 de novembro de 2022 a 04 de fevereiro de 2023, o Memorial da América Latina, no espaço Gabo, recebe a exposição latinoamerica_ negra_ contemporânea, do artista visual Wilton Garcia e curadoria de Luciano Maluly. Promovida pela Escola de Comunicações de Artes (ECA-USP), a mostra reúne trabalhos de artes visuais, tematizando a afrolatinidade, relacionando consumo, diversidade, meio ambiente e sustentabilidade para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Quando se pensa a respeito da arte contemporânea na América Latina, atualmente, é preciso verificar a representatividade do sujeito latino sobre a égide da diversidade cultural/sexual, de gênero, etnia-raça e classe. Mais que isso, vale observar as possibilidades enunciativas pautadas por uma perspectiva decolonial, de maneira estratégica, conforme os estudos da pesquisadora argentina Maria Lugones.

Do ponto de vista conceitual, esta proposta remete ao sujeito contemporâneo: diverso, híbrido, plural, multicultural do ser/estar da experiência humana. Tal proposta enaltece a diversidade nas comunidades LGBTTQIAP+.  Nas obras, as derivações étnico-raciais de mestiçagem e criolagem, entre traços indígenas e afrodescentes, destacam a condição antropofágica devora nossa cultura híbrida como mediação cultural, ao registrar vestígios de uma persona afrolatina. Das heranças ancestrais, vertentes afrolatinas abertas trazem a imagem cabocla, caipira, caiçara, andina, amazônica…

Do ponto de vista técnico, o (re)uso de materiais desdobrado entre colagem, desenho, pintura e instalação, tangenciar formas e cores, cria uma figura anamorfose com a intervenção gráfica de grande escala, suspenso. E se o fluxo da informação se faz entre a precariedade e o provisório, esta pesquisa realiza experimentações poéticas com a (re)utilização de materiais (papeis, madeira, tecido) e sobras de tintas, na fragilidade do consumo que esbarra no estado precário das coisas no mundo.

A atividade integra a série de Exposições do Alterjor e também o mês da Consciência Negra.

A iniciativa é do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo por meio de uma parceria entre o Memorial da América e a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Serviço:

Exposição Latinoamerica_negra_contemporânea