Noite de Poesia Latino-americana no Club dos Poetas, de Paris,
Local: 30 rue de Bourgogne, Paris 7ème. Fondé en 1961 par Jean-Pierre Rosnay et sa Muse et épouse, Tsou.
Na sexta 1º de novembro de 2019 se realizou o show Um continente poético: a poesia latino-americana falada e cantada, com apresentação do poeta cubano brasileiro Felipe Chibás Ortiz, junto com outros artistas latino-americanos. Ele declamou poemas de seus Livros Lenda Pessoal e O desafio de existir. Chibás Ortiz, além de professor universitário, autor de 32 livros publicados sobre diversos assuntos é o Co-líder Internacional da inciativa Cidades MIL de UNESCO MIL ALLiance.
O Club des Poètes é considerado um lugar sagrado para a poesia, a literatura e as artes em geral em Paris e no mudo inteiro.
No final da década de 1960, o já falecido celebre jornalista poeta e fundador do clube Jean-Pierre Rosnay, teve a surpresa e a alegria de receber Pablo Neruda no Club des Poètes, chegando a convidá-lo para participar de uma de suas transmissões de poesia , que foi censurado pelo poder público da época, o que apressou a saída de meu pai da televisão.
Neruda foi por muitos anos o cantor do povo chileno em todas as suas lutas, é também um virtuoso na arte da poesia de amor.
Quer seja falado ou cantado, quer fale de amor ou de revolução, com Neruda, Nicolas Guillen, Cesare Vallejo, Violeta Parra, Vinicius de Moraes ou Jaime Sabine,… Quer conte uma viagem interior tão vasta como as extensões do território argentino pampas, com Borges ou Juarroz… a poesia é onipresente na cultura e na vida latino-americana e parisiense, e é para esta bela jornada de exploração que convidamos você.
Essa noite beijamos a felicidade com Renata Armesto (artista chilena), Fernanda Primo (artista brasileira) e Ricardo Alatorre (artista mexicano, Soleil Olin), desfrutando de uma noite fantástica com os poemas do consagrado poeta cubano, brasileiro, latino-americano e do mundo Felipe Chibás Ortiz.
Autor de cinco livros de poemas e outros muitos soltos que rodam pelo mundo publicados em várias línguas tem conquistado diversos prêmios. Essa noite a casa cheia os presentes teve o prazer infinito de desfrutar de seus poemas em homenagem a América Latina e Caribe. O momento mas especial da velada foi quando ele recitou seu poema Latin lover.
Imagens do evento:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02unuVWccLDUC7byBijMbwJyFA1MtqzYAR33Q7dPtTjbPsdPLxVzocN2GMVPYhhwoDl&id=750124112&sfnsn=wiwspmo&mibextid=RUbZ1f
* Felipe Chibáz Ortiz é escritor e professor universitário