Já está disponível a nova edição da Revista Brasileira de Estudos da Mídia

A Revista Brasileira de Estudos da Mídia continua sua missão de aproximar a graduação da pesquisa e popularizar a ciência e a teoria da comunicação. Nossa iniciativa não é única!  Vários projetos e ações  vão  no  mesmo  sentido,  uma  vez  que  partilham  do  mesmo contexto:  o  ainda  elitista  cenário  dos  estudo  sobre  comunicação,  carente  de  democracia  e  de simplicidade.

Nessa edição,  o  professor Zanei Barcellos e sua orientanda de mestrado Marina Santiago  Dalton  investigam  o  quanto  os  alunos  de  comunicação  da  UnB  levam  em  conta  a automação das redes em suas decisões editoriais no jornal laboratório Campus Multiplataforma. Além do levantamento teórico sobre conceitos de algoritmo, IA e jornalismo  para  redes sociais, o artigo traz uma pesquisa empírica com análises das métricas do Facebook e Instagram do Campus e entrevistas com cinco dos repórteres do veículo.

Já Marco Aurélio  Reis  e seu  bolsista  Lucas  Lemos  discutem  o web  jornalismo  como carreira profissional, o politarefismo, o acumulo de funções, as novas competências necessárias. O artigo é baseado em entrevistas com profissionais do setor e a bibliografia, atualizada.

Em seguida, a professora Thaisa Bueno e as suas alunas de mestrado e graduação escrevem sobre o jornalismo de moda, pesquisando os motivos dessa especialização através de entrevistas semiestruturadas e de análise de conteúdo temática, em diferentes revistas: MarieClaire, Glamour, L’Officiel, Harper ́s Bazaare Vogue.

Gabriela dos Santos Alves e sua orientanda de mestrado Raabe Cesar Moreira Bastos analisam, “à luz de teorias feministas”, o cotidiano dos silêncios e sua aproximação com a“estética da histeria”, a partir das personagens femininas protagonistas do filme A mulher sem cabeça (Lucrécia  Martel,  2008)  e  do  livro O  papel  de  parede  amarelo (Charlotte  PerkinsGilman,1892).

Partindo da perspectiva da doença como uma construção social, a professora Isabel Travancas da UFRJ e sua orientanda de mestrado Daniela da Silva Garcez Novaes investigam as estratégias comunicacionais adotados em duas obras recentes da chamada literatura sick-lit1 (dramas de doenças terminais): A Culpa é das Estrelas, de John Green (2012); e Céu Sem Estrelas, de Iris Figueiredo (2018).

A professora Francielle Maria Modesto Mendes (UFAC) e sua aluna de iniciação científica Bruna Giovana da Silva Dantas Vieira investigam as representações produzidas na página Desacreditados do Facebook sobre o que pessoas pensam quando digo que sou do acre.

Identificando que, os memes da página estudada mantêm o elo entre o exotismo e o retrocesso. Roberto Tietzmann (PUC RS) e as alunas Cecília Brusco Bernal e Giovanna Falcão Gomes Ferreira elaboram uma metodologia de análise de conteúdo audiovisual através de softwares não-customizados dedicada a quantificar o protagonismo de personagens a partir de seu tamanho em tela e identificar padrões de narrativas, abrindo caminho para análises quantitativas audiovisuais.

E, finalmente, para encerar os artigos temos a pesquisa de Iniciação Científica da professora Katarini Miguele (UFMS) e sua   bolsista Ana   Laura   Menegat   de   Azevedo intitulada “Mapeamento de narrativas feministas em rede”, colocando em foco a perspectiva de gênero em debate, com as subjetividades de um jornalismo localizado.

Na entrevista desta edição o professor Luciano Maluly da Eca/USP e sua orientanda de mestrado entrevistaram a professora e especialista em olimpismo no Brasil, Katia Rubio, que falou sobre a conquista das mulheres no cenário esportivo (em especial no contexto dos Jogos Olímpicos) e o que ela vê sobre a cobertura jornalística sobre as atletas.

Resta ainda agradecer a todos que contribuíram e que contribuem com nossa iniciativa. A RBEM é como uma gota d’água que não quer evaporar. Contra o calor, o vento e tudo que quiser lhe deter, ela segue até mergulhar feliz no oceano da liberdade. A revista está disponível no link: https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia

O ALTERJOR está representado pela Profa. Dra. Valquíria Aparecida Passos Kneipp, que assina o editorial junto com o Prof. Dr. Marcelo Bolshaw, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.