Mídia e raça serão temas de painel no ALARI 2024

Na próxima quinta-feira (11), no âmbito do Terceiro Encontro Continental de Estudos Afro-Latino-Americanos do ALARI 2024, será realizado o painel painel “Mídia e raça: impasses e disputas no campo comunicacional”.

Com as participações dos pesquisadores Júlio Sanches, Deyse Moura, Pablo Moreno e Ohana Boy, o painel tem como objetivo abordar as relações entre Mídia e Raça, apresentando as disputas e os desafios em torno da representatividade de pessoas negras e indígenas nas mídias do Brasil contemporâneo. A mediação será do professor Dennis de Oliveira da ECA/USP.

Em contraposição à hegemonia branca na mídia brasileira, serão apontadas como algumas estratégias desenvolvidas no campo comunicacional estão questionando as práticas do racismo e o ódio racial no Brasil, a partir de análises nas áreas da publicidade, jornalismo, audiovisual e mídias sonoras.

Pós-doutoranda no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, a pesquisadora Deyse Moura falará sobre a presença da pauta indígena em podcasts de grande repercussão nacional e as alternativas encontradas pelos povos originários pra se fazerem ouvidos.

“É um tema atualíssimo, visto que os povos indígenas ainda seguem em luta pela demarcação de suas terras e outros direitos essenciais, que não ganham o espaço devido na mídia. O painel é, também, um espaço para que nós, pesquisadores e estudantes de comunicação, pensemos sobre o que é necessário para reverter esse quadro”. (Deyse Moura)

Deyse Moura e Dennis de Oliveira integram o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo (ALTERJOR).

SERVIÇO
O quê? Painel: “Mídia e raça: impasses e disputas no campo comunicacional”, no Terceiro Encontro Continental de Estudos Afro-Latino-Americanos do ALARI 2024
Quando? Quinta-feira, dia 11 de julho de 2024, às 16h
Onde? Sala Goffredo da Silva Telles Júnior da Faculdade de Direito da USP.