O presente trabalho busca evidenciar aspectos do romance Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, como uma obra que está além do regionalismo, buscando ressaltar as características que apontam para um romance de formação social, ou seja, para algo além do olhar regionalista apontado por alguns críticos, mas sim como representação do mundo e não apenas do sertão. Logo, o que se quer evidenciar é a maneira como a realidade perpassa o romance, retratando a sociedade contemporânea, remontando a partir de um grupo de jagunços do sertão mineiro e construindo assim retratos do Brasil. Para isto, serão considerados os estudos de Willi Bolle – Grandessertão.br – Um romance de formação do Brasil – e a teoria do romance de formação social. Dessa maneira, os textos críticos aparecerão de forma a apontar esse aspecto da obra, como um romance social, considerando que o que se deseja é não restringir a obra de João Guimarães Rosa a um único espaço ou região.
O presente trabalho busca evidenciar aspectos do romance Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, como uma obra que está além do regionalismo, buscando ressaltar as características que apontam para um romance de formação social, ou seja, para algo além do olhar regionalista apontado por alguns críticos, mas sim como representação do mundo e não apenas do sertão. Logo, o que se quer evidenciar é a maneira como a realidade perpassa o romance, retratando a sociedade contemporânea, remontando a partir de um grupo de jagunços do sertão mineiro e construindo assim retratos do Brasil. Para isto, serão considerados os estudos de Willi Bolle – Grandessertão.br – Um romance de formação do Brasil – e a teoria do romance de formação social. Dessa maneira, os textos críticos aparecerão de forma a apontar esse aspecto da obra, como um romance social, considerando que o que se deseja é não restringir a obra de João Guimarães Rosa a um único espaço ou região.
O presente trabalho tem como foco o estudo do personagem Guirigó, único
personagem infantil no romance Grande sertão: veredas (2006), clássico da literatura
brasileira, escrito por João Guimarães Rosa. Embora coadjuvante na obra e,
provavelmente, por isso foco de escassas análises e raros estudos, ele revela aspectos
fundamentais da narrativa. Adotaremos textos teóricos sobre o romance, como
Grandesertão. br: um romance de formação do Brasil (2006), de Willi Bolle, O homem
dos avessos (1957) de Antonio Candido, “O problema da homossexualidade em Grande
sertão: veredas”, no verbete Inconsciente (1992) de Kathrin Rosenfield, e ainda estudos
e artigos que analisam – ainda que brevemente – o personagem em pauta, como em
Grndsrt ̃: vertigens de um enigma (2001) de Marcelo Marinho e Imagens do Grande
sertão (1998) de Arlindo Daibert, entre outros.
O presente artigo busca analisar os aspectos da infância dos garotos negros Guirigó de Grande sertão: veredas (2017) e Tiãozinho, menino guia, do conto Conversa de bois da obra Sagarana (2017) ambas do autor mineiro João Guimarães Rosa. Busca-se evidenciar como a infância pode se constituir de formas tão distintas considerando aspectos sociais como a composição familiar, racial e o lugar de fala na sociedade. Evidenciando através de uma aproximação entre as personagens apresentar aspectos que unem suas infâncias mesmo sendo garotos de obras distintas a fim de debater como a figura da infância idealizada, cercada de cuidados e prazeres está distante para ambos.
Propõe-se abordar a infância através de algumas obras de João Guimarães Rosa. Guirigó, a principal personagem infantil analisada, está presente em seu romance aclamado pela crítica literária, intitulado Grande sertão: veredas, lançado em 1956. Completará essa análise um estudo comparativo entre Guirigó e outros jovens personagens da obra do autor, com a finalidade de traçar, a partir de aproximações e distanciamentos, a construção do garoto Guirigó e elencar pontos de semelhanças, mas também comentando em que se distanciam e como isso constitui, de forma desigual, a infância em algumas das obras rosianas. Apesar de uma extensa fortuna crítica sobre vida e obra de João Guimarães Rosa, a personagem infante ainda é pouco explorada pela crítica literária. Portanto, propõe-se um estudo inaugural sobre a personagem Guirigó, a fim de aprofundar a pesquisa sobre a sua constituição como fruto do meio sertanejo, marcado pela miséria e pela violência, considerando, além de seus aspectos físicos, psicológicos e sociais, sua origem negra. A análise se fundamentará em conceitos de infância e sua função social, com Walter Benjamin; de violência, com Jaime Ginzburg; sobre o papel do menino, Vânia Resende. Ademais, outros estudiosos da obra de João Guimarães Rosa, entre os quais Antonio Candido, Walnice Galvão, Willi Bolle e Leonardo Arroyo, permitirão tal perspectiva aprofundada sobre a obra. Objetiva-se, assim, contribuir com os estudos sobre Grande sertão: veredas, propondo um olhar comparativo acerca das crianças rosianas.