A recepção de uma obra literária, como explica Jauss em sua teoria da recepção,
sempre se faz a partir das expectativas do público e dos críticos no âmbito de certa cultura. No
Brasil, as estórias de Guimarães Rosa dialogam, no momento de seu lançamento, com o
regionalismo então em voga e, também, com as inovações do modernismo. A novidade de sua
escrita e sua ligação com a terra será reconhecida também na França, onde ele será comparado
com o escritor provençal Jean Giono. Nesta comunicação, gostaríamos de comentar esse
paralelo estabelecido entre os dois autores, a fim de poder desenhar com mais nitidez o
horizonte literário que acolheu Guimarães Rosa na França dos anos 1960.
Este trabalho tem como objetivo investigar os efeitos do procedimento narrativo do
encaixe, presentes em Corpo de baile (1956), de Guimarães Rosa, a partir da técnica mise en
abyme introduzida por André Gide. O livro é composto por sete narrativas que juntas formam
um corpo que se tensiona por apresentar uma estrutura que tanto remete ao sentido de unidade
como de fragmentação. Por meio da técnica narrativa do encaixe, temas, personagens se
repetem e diferentes gêneros se mesclam, remetendo à espécie de jogo de espelhos ou mise en
abyme (estrutura em abismo). A forma de encadeamento que ocorre entre as novelas faz-se por
meio da reduplicação complexa, paradoxal (desdobramento da obra em si mesma).
Através deste trabalho pretende-se realizar uma comparação entre o conto A terceira margem do rio, do escritor brasileiro João Guimarães Rosa e Nas águas do Tempo do escritor moçambicano Mia Couto, com o intuito de analisar como as zonas fronteiriças resultam em entre- lugar e como o conceito de entre lugar modifica e transforma o indivíduo e sua cultura. Para realizar essa análise utilizaremos esse conceito proposto pelo escritor indu-britânico Hommi K. Bhabha em seu livro O Local da Cultura, 1998.
Neste artigo, buscamos contextualizar o legado de Mikhail Bakhtin relacionado a
Goethe e apresentar informações sobre a atualização da obra do próprio Bakhtin, a qual teve, em
anos recentes, sua versão completa e definitiva. Também realizamos um pequeno estudo
comparativo do tratamento expressivo dispensados aos números no Fausto de Goethe, em
Gargântua e Pantagruel, de Rabelais, e no conto “O recado do morro”, de Guimarães Rosa, de
uma perspectiva bakhtiniana
Esta comunicação propõe observar as questões relativas à construção, ou melhor, às construções narrativo-poéticas das protagonistas nas tramas dos escritores Guimarães Rosa e Mia Couto, cujas obras em muitos aspectos se aproximam. Foram escolhidos dois contos, "Esses Lopes" e "A saia almarrotada", este da obra O Fio das Missangas, de Mia Couto, e aquele da obra Tutameia, de Guimarães Rosa; neles, especificamente, conteúdos relevantes e solícitos de um trabalho analítico e consciencioso para várias áreas de estudo, especialmente, para a literatura, como Memórias e Identidades serão estudados. Portanto, tem-se como corpus desta pesquisa os olhares lançados sobre a performance das personagens principais em uma perspectiva cultural.
O presente trabalho analisa os contos Orientação, de Guimarães Rosa, e Um oriental na
vastidão, de Milton Hatoum. Esses textos são compreendidos como lugares onde aparecem
cartografados os encontros interculturais entre personagens chinesas, japonesas e brasileiras no
sertão mineiro e na floresta amazônica em projetados em escala global do imaginário
contemporâneo. Zona de passagem intricada, as vozes heterogêneas do texto rosiano e
hatouniano equilibram-se na desterritorialização do imaginário híbrido, imprimindo o ritmo da
travessia para o outro lado de si, além do deslocamento pela atmosfera das latências do outro,
reposicionada na constelação das mobilidades transmigrantes.