Programa de Pós-Graduação em Letras
Nesta pesquisa, estudamos a obra Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, centrando esforços no sentido de investigar como está representada a natureza no contexto narrativo e a imbricada relação homem-natureza-sociedade. Tal como aqui entendida, a pesquisa inclina-se para uma recente vertente da crítica literária, a Écocrítica, uma vez que nela se delineia a teia de relações ambientais que entrecruzam a relação humano/natureza através do texto literário. O trabalho apresenta discussões no campo dos fundamentos da ecocrítica, através de alguns estudiosos, a exemplo de Cherryll Glotfelty, Greg Garrard e outros autores ligados à ASLE, além de alguns pesquisadores brasileiros que têm se dedicado a essa linha de pesquisa. Observamos, também, algumas obras que trazem ideias consoantes a essa perspectiva e podem ser consideradas pioneiras, notadamente algumas do século XIX. Buscamos, como proposta epistemológica de abordagem, as perspectivas fenomenológica, a partir das ideias de Edmund Husserl e Merleau-Ponty, e a histórico-sociocultural, alicerçada em diversos estudiosos, por considerarmos esses direcionamentos relevantes na obra estudada. Expõem-se as características da natureza, a ecologia e o meio ambiente que se encontram representados contemporaneamente, visando entender sua atualidade, face às tipologias de natureza que são intrínsecas à obra rosiana. Particular foco é dado às trilhas do sertão para observar as simetrias e assimetrias entre espaço e lugar, a representação objetiva e subjetiva do espaço sertão, como o poder se caracteriza nesse lugar, e como tudo isso remete, simbolicamente, ao sertão/mundo e ao sertão/homem. Ainda nessa perspectiva, acompanhamos os jagunços pelas travessias do Sussuarão e do povoado do Sucruiú. Nesse ínterim procuramos perceber a representação da água na obra, uma vez que esse elemento é, em alguns momentos, essência e norte da narrativa. Seguindo os passos dos jagunços, observamos como se apresenta a relação homem/animal na narrativa riobaldiana. Por último, fomos ao encontro de alguns personagens no intuito de compreender alguns sentidos de valores e ações por eles expressos que, a um olhar mais atento, findam por desvelar-se. Nesse contexto, procuramos observar, também, como esses personagens, ao longo da obra, podem fomentar o estudo ecocrítico.