Neste artigo, pretendo apontar as diferentes crenças religiosas presentes no livro Grande Sertão: Veredas (1956), de João Guimarães Rosa, apresentadas por meio da narração do protagonista Riobaldo, e como ele conviveu de maneira harmoniosa com essa realidade sincrética. A intenção é demonstrar, sem compromisso teológico ou filosófico, que o romance rosiano nos leva a refletir sobre o hibridismo inerente à essência humana. A proposta é ensaiar uma leitura de como Rosa, neste romance de formação, nos mostra a constituição identitária da fé do herói Riobaldo, um homem sertanejo que transitou com naturalidade entre ditos populares, presságios, preceitos católicos, espíritas e protestantes, algo tão característico da cultura do povo brasileiro.
Dois velhos amigos se encontram no sertão e trocam idéias a respeito da narrativa de Guimarães Rosa: diálogo ou monólogo?; Riobaldo: o narrador entre Deus e o Diabo; o pacto com o leitor; a criação do sertão e a memória; o prazer de narrar; intertextualidade (Dante, Cervantes, Mann...).Palavras-chave: Guimarães Rosa; Sertão; Riobaldo.
Riobaldo, durante três dias, narra a um misterioso ouvinte suas memórias pontilhadas de inquietações. Possivelmente o próprio Guimarães Rosa, que, como Hitchcock, inseria-se às vezes, por diversão, nas histórias. O relato de Grandes Sertões: Veredas, aparentemente confuso, é uma travessia pelo caráter ambíguo do homem, traço barroco na literatura de Rosa. Riobaldo – ele mesmo Guimarães Rosa, um pouco – transforma sua vivência individual na experiência humana universal (“o sertão é o mundo”). Se o sertão é o mundo, se o jagunço é o sertão, se o sertão está em todo lugar, como diz Riobaldo, portanto o jagunço não é somente o homem de Minas, mas o homem do mundo. Em suma, o homem é o mundo. Guimarães Rosa conseguiu conjugar os conflitos do ser humano, projetando a busca do sertanejo para fazê-lo conquistar dimensão universal. Em síntese, escancarando as dúvidas e
certezas do habitante do sertão das Gerais, o escritor acaba mostrando que o homem é o homem, mesmo igual, assinzinho mesmo, no sertão de Minas ou em qualquer outro lugar do mundo.
Este trabalho analisa a obra Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, partindo da função de seu narrador. Para tanto, embasamo-nos no texto de Walter Benjamim intitulado O narrador, observações sobre a obra de Nikolai Leskow (1983). Entendemos que o discurso de Riobaldo resgata as características definidas por Benjamim como primordiais ao narrador por excelência. Além disso, entendemos que tal elocução, ao mesmo tempo, define o personagem e delineia a sociedade na qual vive.
Este artigo analisa a função do narrador da obra Grande sertão: Veredas de Guimarães Rosa enfocando dois aspectos principais: a ação narrativa como organizadora, afirmadora e reprodutora do universo regional coletivo, ao mesmo tempo, como reveladora e identificadora da individualidade do próprio narrador. Riobaldo apela à memória para narrar e através de suas reminiscências revela-nos quem somos como também revela a si mesmo. Para tanto, utilizamos como suporte teórico os artigos de Walter Benjamin intitulado "O narrador, observações sobre a obra de Nikolai Leskow" e o de Hanna Arendt denominado "Ação".
A proposta deste trabalho é discutir alguns aspectos e questões da Teoria da Literatura tendo como corpus literário o romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. Dentro da proposta a que nos dedicamos, discutimos, temas ligados à representação, ou mímesis, conceitos que os filósofos Platão e Aristóteles introduziram nos estudos que hoje chamamos literários e que são, por mérito, temas relevantes das adjacências literárias. A representação que em Platão era subversiva, que em Aristóteles era necessária, e que nos estudos é evidente, leva-nos a refletir acerca do constructo literário. A mímesis foi associada, no primeiro capítulo, aos mecanismos diegético da Memória, antia e venerada Deusa, passando pelas questões evidentes dos dois filósofos, a imitação e a representação, para chegar ao mecanismo diegético do narrador e, por não, único personagem do romance rosiano, que, ano final, nos leva a conclusões de que o que ele faz é apresentar-se - e não imitar ou representar - fazendo-o, antes de tudo, a si mesmo, e não ao interlocutor que parece acompanhá-lo durante toda a narrativa. Desta forma, ele nos leva a um outro aspecto inerente à mímesis, ou seja, à catarse que este narrador se fará promover.
Pretendemos com este trabalho abordar sobre a forma do pacto faústico em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Para tal, mencionamos desde a origem do Mito Faústico até as obras literárias que se destacaram ao abordar sobre o assunto, dentre elas: The Tragical History of the Life and Death of Doctor Faustus (1987) de Christopher Marlowe, Fausto (2003) de Johann Wolfgang von Goethe, Doktor Faustus (1984) de Thomas Mann, entre outras. Este tema se faz relevante, pois um dos núcleos do romance acontece pelo questionamento sobre a existência ou não do diabo, esta que perpassa a reflexão do narrador-personagem sobre sua vida e suas ações. O próprio Riobaldo afirma que o demônio é o próprio sertão. E com suas artimanhas, devagarinho, vai conquistando os homens e o que quer. A apresentação do diabo se configura na obra como o grande poder místico e sagrado.
A partir do artigo clássico de Marcel Mauss: Ensaio sobre a Dádiva - Forma e razão da troca nas
sociedades arcaicas, a comunicação propõe discutir possíveis relações de dom e contra-dom na obra de João Guimarães Rosa, Grande sertão: veredas. O diálogo entre textos científicos a fim de proporcionar uma chave de leitura possível à análise dos estudos literários da produção nacional é trazida à luz nessa apresentação; assim como possibilitar o caminho inverso: apreender satisfatoriamente os dispositivos de estudos das sociedades elegidas com a ajuda do texto literário. Para mais, serão abordados desdobramentos subsequentes do ensaio de Mauss e algumas razões interpretativas acerca da obra de Guimarães Rosa, bem como referências metalinguísticas de outros autores literários. Interdisciplinaridade é utilizada aqui para suscitar novas abordagens interpretativas acerca do passado, e do presente.