Alexandre Braga e a importância dos negros no espaço de poder
O convidado do Professor Dennis Oliveira hoje no Farofa Crítica é o militante e atual presidente da Unegro Alexandre Braga para conversar sobre a influência do movimento “Vidas Negras Importam” no posicionamento dos negros dentro dos espaços de poder, nas eleições e candidaturas negras, além da perspectiva do racismo do ponto de vista do Marxismo.
Alexandre Braga é militante do Movimento Negro de Minas Gerais, atual presidente da Unegro. Foi membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e participou da 1ª Conferencia Nacional de Comunicação em 2009 e, recentemente compôs a Comissão de Ações Afirmativas da UFMG e foi julgador nas Bancas de Heteroidentificação Racial do SISU/UFMG.
Como pesquisador, Braga tem focado suas pesquisas em temas raciais e a contribuição marxista de interpretação do racismo no Brasil, principalmente a partir da bibliografia de Angela Davis, Clóvis Moura, entre outros. Em 2020, escolheu como atuação principal a participação de negros e negras nas eleições em Belo Horizonte, através do Mandato Coletivo Nigéria – experiência que congrega ativistas das mais variadas gerações e atuações como mulheres negras, jovens negros e sindicalistas.
O Farofa Crítica é uma produção do Celacc em parceria com o Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA USP, apoio do IEA-USP Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e parceria com a revista Fórum.
Canal Farofa Crítica
https://www.youtube.com/farofacritica
Entrevista: Alexandre Braga
https://youtu.be/Ax4rWQY4bYI
Apresentação: Professor Dennis Oliveira
Edição e Câmera: Guilherme Lima