Diversidade em Ciência

Diversidade em Ciência: Celso Prudente fala sobre as origens e o desenvolvimento histórico do cinema negro

“A imagem se tornou fundamental para o afrodescendente, pois as lutas de classe se projetaram em lutas de imagens”, afirma o antropólogo e cineasta

Por Ricardo Alexino Ferreira
Jornal da USP, em 02/11/2020

O professor Ricardo Alexino Ferreira entrevista o cineasta e antropólogo Celso Luiz Prudente, doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP e professor da Universidade Federal do Mato Grosso.

Prudente é autor dos livros Cinema negro: algumas contribuições reflexivas para a compreensão da questão do afrodescendente na dinâmica sociocultural da imagem (Editora Oriom); Tambores negros: antropologia da estética da arte dos tambores sagrados dos Meninos do Morumbi (Editora Fiuza); Arte negra: alguns pontos reflexivos para a compreensão das artes plásticas, música, cinema e teatro (Editora  CEAP); Mãos negras: antropologia da arte negra (Editora: Panorama do Saber); e Barravento: o negro como possível referencial estético do Cinema Novo de Glauber Rocha (Editora Nacional). E, o mais recente, Cinema negro, aspectos de uma arte para a afirmação ontológica do negro brasileiro: o olhar de Celso Prudente (Editora Prismas). O antropólogo também fala sobre o cinema negro como gênero e o seu processo histórico.


Diversidade em Ciência

Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://jornal.usp.br/radio/