Farofa Crítica: Historiadora Claudine Melo sobre educação etnicoraciais e diversidade no Brasil
A Historiadora Claudine Melo é a convidada do Professor Dennis Oliveira no Farofa Crítica de hoje para conversar sobre educação e relações etnicoraciais, da temática negra e indigena no ensino fundamental e médio e da luta pela educação e diversidade no Brasil.
Claudine Melo é mestranda em Ciências Humanas no PPGHDL- Diversitas/FFLCH-US, com pós-graduação em Educação, Cultura e Relações Étnico-raciais pelo CELACC- ECA/USP. Pesquisa sobre literatura negra e indígena, especialmente a poesia, dentro da metodologia educativa e faz parte dos grupos de pesquisa CNPq: Núcleo de Apoio a Pesquisa Brasil África e Temáticas, narrativas e representações árabes, africanas, asiáticas e sul-americanas e de comunidades diaspóricas-USP. Fundadora e educadora na EtnicoEduc – consultoria educacional voltada para as relações étnico-raciais.
É membro do Núcleo Maximiliano Kolbe de Direitos Humanos e da Frente Dom Paulo Evaristo Arns por Justiça e Paz e realiza desde 2016 o Sarau da Poesia Preta: de Lá e de Cá.
O Programa Farofa Crítica entrevista todas as quintas-feiras no seu canal do Youtube, intelectuais, pesquisadores, ativistas e outros arteiros sempre discutindo temas da atualidade.
O Farofa Crítica é uma produção do Celacc em parceria com o Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA USP, apoio do IEA-USP Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e parceria com a revista Fórum.
Canal Farofa Crítica
https://www.youtube.com/farofacritica
Entrevista: Claudine Melo
https://youtu.be/3BWvQBwLq1M
Apresentação: Professor Dennis Oliveira
Edição e Câmera: Guilherme Lima