Livros

Ex-aluno da ECA lança livro de contos “Insônia Tropical”

Este mês, o ex-aluno da ECA José Petrola lança seu segundo livro de contos, “Insônia Tropical”, pela editora Patuá.

Alternando entre ironia e surrealismo, os contos de Insônia Tropical se dividem em quatro partes, que registram diferentes regiões e estados mentais do Brasil: a relação entre indivíduo e carreira num país em crise; os conflitos entre arcaísmo e modernidade; a contradição entre o discurso de instituições como a escola e a igreja e a violência de suas práticas; e, por fim, a dificuldade do convívio do homem com o Outro e com seus próprios medos.

Formado em Jornalismo, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, José Petrola trabalhou como repórter na Folha de S.Paulo e depois como profissional de comunicação e responsabilidade social na Petrobras. Recentemente, defendeu sua tese de doutorado “Da imprensa alternativa às redes sociais: uma análise comparativa entre notícias ficcionais no Pasquim e no Sensacionalista” pelo PPGCOM-USP, orientado pela Profª. Cristina Costa.

Surdo oralizado, busca na palavra escrita o som do mundo. O gosto pela escrita o levou a cursar Jornalismo na USP e, depois, pesquisar as relações entre jornalismo e ficção. Foi aluno da Oficina Literária Ivan Proença por três anos e integra o coletivo Clube da Leitura. Estreou com o livro O Beco do Rato (Ed. Jaguatirica, 2018) e tem diversos contos e poemas publicados em revistas e antologias.

“Insônia Tropical” já está em pré-venda por R$ 40 no site da editora Patuá: https://www.editorapatua.com.br/produto/251626/insonia-tropical-de-jose-petrola . No site da editora também é possível ler três contos do livro.