Jornaleca

Novas matrículas serão disponibilizadas para o Programa de Iniciação e Aperfeiçoamento na Docência em Línguas

Cursos de idiomas da USP têm alta procura e vagas são preenchidas rapidamente.

Foto: site PROIAD Línguas/Reprodução.

As vagas nos cursos gratuitos de línguas estrangeiras da USP foram ocupadas antes do esperado. De acordo com as professoras Heloísa Brito, coordenadora do Programa de Iniciação e Aperfeiçoamento na Docência em Línguas (PROIAD), e Maria Teresa Celada, coordenadora do  Grupo de Trabalho Interunidades PoLínguas-USP, “o período de inscrições não consegue superar o intervalo de meio dia. Nesse espaço de tempo, o número de vagas fica preenchido”. Mais cursos serão abertos ao decorrer do ano.

Em entrevista ao Jornaleca, as docentes acrescentam: “a demanda pelas línguas é um fato em nossa universidade e, pela enorme quantidade de contatos que recebemos cotidianamente, percebe-se que se trata de ‘uma demanda reprimida’, não atendida, na procura de saídas para solucionar as problemáticas que os estudantes enfrentam para levar adiante sua formação”. Heloísa e Maria Teresa também declaram que as aulas respondem às necessidades identificadas em questionários enviados à comunidade USP no ano anterior.

Voltados ao desenvolvimento de competências orais e escritas, os cursos do PROIAD Línguas abrangem nove idiomas: chinês, coreano, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, português e russo, nas modalidades online ou presencial. O público-alvo comporta estudantes da graduação, docentes, funcionários e estudantes intercambistas da USP.

Os métodos de ensino foram desenvolvidos por docentes supervisores de departamentos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e da Faculdade de Educação (FEUSP). As coordenadoras afirmam que o enfoque dos cursos está em considerar as situações do contexto universitário nas quais os estudantes estão inseridos, “promovendo reflexão sobre o aprendizado e também sobre as relações interculturais entre as línguas em contato”.

De acordo com o site do projeto, ainda há períodos de inscrições a serem abertos nas próximas semanas e no segundo semestre de 2023.

Beatriz Garcia

Revisão: Nícolas Dalmolim e Lara Soares

Jornaleca

Universidade de São Paulo - USP | Escola de Comunicações e Artes - ECA | Departamento de Jornalismo e Editoração - CJE | Disciplina: Conceitos e Gêneros do Jornalismo e suas Produções Textuais | Professor: Ricardo Alexino Ferreira| Secretária de Redação: Lara Soares | Editores: Nicolle Martins (Cidadania), Sofia Zizza (Ciências), Julia Alencar (Cultura), Gabriel Reis (Diversidades), Nícolas Dalmolim (Educação), Artur Abramo (Esportes) e João Chahad (Local).