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Professores criticam Novo Ensino Médio e estão céticos sobre sua suspensão

EDUCAÇÃO

Profissionais da educação apontam dificuldades estruturais e organizacionais na implementação do programa

Profissionais vêem o Novo Ensino Médio (NEM) como mais uma tentativa de sucateamento do sistema educacional brasileiro e possuem dúvidas sobre a suspensão do projeto. Dentre as principais queixas estão a implementação de disciplinas optativas e a falta de estrutura em muitas escolas brasileiras. A reportagem do Jornaleca ouviu professores e uma estudante de Pedagogia sobre as mudanças iniciadas há dois anos nas instituições de docência.

Criado por meio de Medida Provisória no ano de 2016 e transformado em lei em 2017, durante o governo Michel Temer, o Novo Ensino Médio surgiu com foco na interdisciplinaridade e na educação profissionalizante. O programa buscava flexibilizar a base curricular, ao dar ao estudante a possibilidade de escolher quais disciplinas cursaria de acordo com seus interesses e aspirações profissionais, além de visar a transição para o ensino integral.

As disciplinas optativas, chamadas “itinerários formativos” e correspondentes a 40% da carga horária, foram uma das adições mais controversas da reforma. No NEM, as redes de ensino são responsáveis pela sua formulação e têm a obrigação legal de providenciar, no mínimo, um itinerário.

As mudanças geraram duras críticas, ligadas à falta de diálogo governamental com setores da sociedade ligados à educação. Itinerários inusitados, como “O que rola por aí”, “RPG” e “Brigadeiro Caseiro”, o agravamento das desigualdades entre diferentes escolas, e a possibilidade de profissionais de “notório saber” e instituições privadas ministrarem aulas foram pontos centrais dessas discussões.

Após protestos, o Ministério da Educação (MEC) publicou, em 4 de abril, uma portaria que suspende por 60 dias o cronograma de implementação do Novo Ensino Médio. Assinada pelo ministro Camilo Santana, a medida visa a resolução de questões relacionadas à adaptação do ENEM 2024, uma das últimas etapas da implementação completa do projeto. O ato, porém, não sinalizou em direção à revogação da reforma e não mudou nada no cotidiano das escolas, que já colocaram em prática as mudanças previstas para este ano.

“A aula fica mecanizada”

Gilberto é professor de escola particular em São Bernardo do Campo e teve seu nome verdadeiro preservado para evitar retaliação. O profissional entende que o NEM elitiza o acesso ao ensino de qualidade, algo refletido na composição das universidades de prestígio. “Se pegarmos a USP, por exemplo, já existe uma porcentagem maior de alunos do ensino privado do que do ensino público e, com o Novo Ensino Médio, a tendência é aumentar ainda mais”, afirma.

De acordo com o docente, a adaptação das instituições educacionais ao programa foi discrepante e não benéfica. “Ou os itinerários já vem montados e o que deveria ser uma aula diferente fica tão mecanizada quanto uma tradicional, ou, como você encontra na maioria das escolas do ensino público, o professor tem de montar o itinerário do zero”, comenta. Gilberto também cita o problema da falta de estrutura e material para dar aulas em colégios pelo país.

O professor rebate os argumentos a favor da reforma, tais como a concessão de maior liberdade aos alunos e a formação voltada ao mercado de trabalho. “O Novo Ensino Médio promove a desvalorização do professor e a precarização da categoria”, declara Gilberto. Segundo ele, há interesses por trás de quem defende “um projeto tão centralizador e desproporcional para a educação”.

“Boa ideia, só que as escolas não têm estrutura”

Vanderlei Pinheiro Bispo, professor da escola de Aplicação da USP, acredita que há uma diferença muito grande entre as entidades de ensino para a existência de uma única mudança que abarque todas elas. “A abordagem da metodologia e qualquer necessidade de revisão metodológica tem que acontecer no ambiente menor, em cada instituição escolar, em cada região ou em cada estado”, explica o professor. 

Segundo Vanderlei, o NEM não dá conta das necessidades de mudança no ensino, pois, apesar de ter pontos positivos, não consegue ser aplicado na maioria das escolas do país. “Tem duas coisas que eu considero positivas, a possibilidade do aluno participar dessa construção de currículo e que as instituições também possam rever seu currículo. A autonomia do estudante não vai para o campo prático porque tem muitas instituições que oferecem um ou até dois itinerários formativos, e com um número limitado de vagas “, pontua.

Ainda de acordo com o professor, o insucesso do programa não foi uma surpresa para os profissionais de educação, sobretudo por conta de como e por quem foi pensado. “Essa mudança surgiu sem uma discussão com as instituições escolares, com as famílias, com os estudantes, com os professores, então não é uma mudança que atenda às necessidades”, afirma Vanderlei. Para ele, a reforma foi baseada nos interesses de fundações privadas e o Ministério sabia dos obstáculos nas escolas do país.

“Só tapando buracos”

Segundo a estudante de Pedagogia da Faculdade de Educação da USP, Bruna Biselli, o Novo Ensino Médio não se adequa à realidade brasileira e os profissionais não estão aptos à sua implementação. “Estão jogando uma nova ideia sem preparar ninguém”, enfatiza. Ainda segundo a discente, a maioria dos professores em seu curso têm feito comentários negativos sobre o projeto, citando questões de qualificação e infraestrutura das escolas.

Bruna acredita na necessidade de reformulação da educação básica, mas defende um processo mais amplo. “Eu acho que seria algo que demandaria muitos anos e teria de vir desde a pré-escola até o ensino médio”, diz. A aluna vê a escolha de itinerários como um despertador de interesse no estudante, porém ressalta que o modelo não se encaixa no funcionamento do ensino atualmente.

Na perspectiva da discente, o NEM deveria ser cancelado, não suspenso. Ela entende a medida do governo Lula como uma tentativa de desviar o foco das discussões relativas à reforma. “Eles [o governo] estão querendo empurrar cada vez mais para frente, só tapando buracos, e a gente [os professores] está tentando ao máximo falar sobre”, declara.

O que diz o MEC

Procurado pela reportagem, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que a Política Nacional de Ensino Médio “está passando por uma consulta pública de reavaliação e reestruturação”, disponível até o dia 6 de junho em seu site. O órgão também tem realizado webinários semanais em seu canal do Youtube com a participação de especialistas.

Em uma palestra para o Grupo de Líderes Empresariais do Ceará, no dia 31 de março, o ministro Camilo Santana afastou a possibilidade de revogação do NEM. Ele afirmou: “simplesmente revogar e voltar ao passado, eu não vejo que é o caminho. Nós temos que construir e fazer mudanças, adaptar às realidades, mas com diálogo nas condições reais dos estados executá-las, implementá-las”.

Diego Facundini

Diogo Silva

Nícolas Dalmolim

Revisão: Nícolas Dalmolim e Lara Soares

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