Biografia de Plínio Martins Filho será lançada em São Paulo

O jornalista Ulisses Capozzoli é o autor do livro “Plinio Martins Filho, editor de seu tempo”, que  será lançado no próximo sábado, dia 24 de junho de 2023, às 11 horas, na Livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista, 509, na capital paulista.

A biografia narra a trajetória de um dos mais influentes editores contemporâneos, responsável por inaugurar paradigmas na história do livro no Brasil. Com deliciosa prosa poética e momentos de inspirado lirismo, a obra de Capozzoli não se limita à vida do biografado, que é descrita com detalhes minuciosos e inusitados, mas a insere em um cenário mais amplo, abordando as profundas transformações tecnológicas que impulsionariam a produção editorial nacional e internacional nas últimas décadas. Nas palavras do crítico literário, escritor e professor Paulo Franchetti:

“Plinio Martins Filho é um ineludível ponto de referência. Seja pelo seu trabalho em grandes editoras como a Perspectiva e a Edusp, seja por ter idealizado e construído a Ateliê Editorial, seja ainda por conta da sua ação seminal, como professor, na formação de novos talentos na ECA-USP, sua contribuição à cultura brasileira é inestimável. Tudo isso sabíamos. O que nos restava saber, para maior admiração e espanto, era o percurso que o trouxe até esse lugar, desde uma condição de vida humilde, na qual a escrita e o livro não tinham lugar costumeiro. […] Para nós, amantes do livro e da leitura, é um momento de festa, de esplendor e de celebração da inteligência, da paixão pelo livro e do amor à preservação e transmissão da cultura”.

Sobre o biografado
Plinio Martins Filho é mestre (1987) e doutor (2006) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA – USP, onde leciona. Trabalhou por dezoito anos na Editora Perspectiva e foi Diretor Editorial e Presidente da Editora da Universidade de São Paulo – Edusp (1989 a 2016). Coordena a coleção Artes do Livro da Ateliê Editorial e dirige a Com-Arte, editora laboratório do curso de Editoração da USP. Na
Edusp, participou da publicação de mais de 1600 livros, e oitenta deles receberam o Prêmio Jabuti. É autor de diversas publicações sobre história e técnicas da edição de livros, dentre os quais o Manual de Editoração e Estilo, vencedor do Prêmio Jabuti em 2017.

Sobre o autor
Ulisses Capozzoli é jornalista (ECA-USP, 1976) especializado em divulgação científica, mestre e doutor em ciências pela USP, editor da Scientific American Brasil por doze anos e publisher da Astronomy Brasil.
Evento de lançamento
Lançamento: Plinio Martins Filho, Editor de seu Tempo, de Ulisses Capozzoli, Editora WMF Martins Fontes
Evento: sessão de autógrafos com a presença de Ulisses Capozzoli e Plinio Martins Filho

Título: Plinio Martins Filho, Editor de seu Tempo