NotíciasRevista Babel

Revista Babel impressa renasce 17 anos depois

A última versão da revista Babel foi impressa em 2007, por iniciativa dos alunos do curso de jornalismo e também do professor Cláudio Júlio Tognolli, que faleceu no último dia 3 de março.

O periódico é uma produção laboratorial dos estudantes do 4º ano de Jornalismo da ECA-USP. Com o apoio do Laboratório Agência de Comunicação (LAC), da ECA, foram impressas algumas cópias da edição do 2o semestre de 2023 que ficarão na Biblioteca e no Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE para exposição e consulta.

“Produzir revista sabendo que ela vai uma versão impressa tem o objetivo de trazer uma visão holística do jornalismo, desde o projeto editorial, passando pelo planejamento de pautas, concepção do projeto gráfico, redação, edição e diagramação, tudo isso atrelado à política editorial da revista, que é adotar critérios de noticiabilidade latino-americanos e decoloniais para a Babel”, explica o orientador da disciplina, professor Alexandre Barbosa.

Além da versão impressa, a Revista Babel também pode ser lida pelo Instagram (@babelusp), pelo site e pelo Issuu

O projeto gráfico da Revista Babel foi feito pela equipe de estudantes de Jornalismo e prevê tanto a leitura impressa como também a adaptação para as mídias digitais e sociais. A matéria de capa é referente à efeméride dos 50 anos do golpe militar no Chile e traz arte sobre uma foto cedida pelo Instituto Moreira Salles, o IMS.

Desde 2023, a Revista Babel tem projeto editorial dedicado  à América Latina. Esta política editorial e prática pedagógica da Babel resulta em diversos debates sobre identidade latino-americana a partir de referências decoloniais.

“Além de leituras de autoras e autores da América Latina, a produção jornalística leva em consideração critérios latino-americanos de seleção e construção de notícias”, conta o professor Barbosa.