Seminário JDL e Com+ “Digitalização e Violência contra Jornalistas na Era da Desinformação” – com profa. Beth Saad
Olá, pessoal,
Tenho o prazer de convidar vocês para participarem do seminário “Digitalização e Violência contra Jornalistas na Era da Desinformação”, que ocorrerá no dia 09/10, esta quarta, das 10-12h30 no Auditório Lupe Cotrim, com exposição da profa. Beth Saad, debates propostos por Nadini Lopes e mediação minha.
O encontro é organizado em parceria dos grupos Jornalismo, Direito e Liberdade e Comunicação, Jornalismo e Mídias Digitais (Com+). Mando abaixo um resumo do que será discutido.
Peço por favor que compareçam e compartilhem!
Abraços
Vitor Blotta
Digitalização, desinformação e violência contra jornalistas
A digitalização das esferas públicas e a datificação das relações sociais têm afetado profundamente as áreas de conhecimento, os modelos de negócio e as profissões em torno da comunicação, como o jornalismo, as relações públicas e a propaganda. Um dos efeitos desses processos é a desinformação, espécie de fraude informacional que se incrusta nas lógicas e funcionamento dessas áreas, drenando tanto recursos quanto a legitimidade desses mercados e profissões. Como resultado, as chamadas ambiências digitais da comunicação passam a se tornar perigosas para atividades empresariais e de interesse público, em função de invasões em sistemas, vazamento de dados, processos judiciais coordenados e campanhas de difamação. É o caso do jornalismo político e do jornalismo investigativo, os quais têm tido investimento e segurança inversamente proporcionais ao seu grau de importância para a fiscalização das liberdades individuais e políticas nas democracias ocidentais.
Para discutir as relações entre digitalização e desinformação com as formas atuais de violência contra jornalistas, convidamos a professora Elizabeth Saad, professora titular aposentada da ECA-USP e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Mídias Digitais, o Com+. A professora Saad tem liderado pesquisas sobre as transformações organizacionais e tecnológicas da comunicação, participado em conselho consultivo de projeto internacional sobre desinformação mediada, e é uma das líderes do projeto Safety Matters, que monitora violência contra jornalistas em diferentes países e oferece curso anual sobre segurança do trabalho e da informação jornalística na Universidade de Oslo.
O seminário Digitalização e violência contra jornalistas na era da desinformação, organizado em parceria do JDL e o Com+, ocorrerá no dia 09 de outubro, das 10h00 às 12h30, no auditório Lupe Cotrim, na ECA-USP.
Leituras de referência:
CORRÊA, E. S. Comunicação organizacional contemporânea: o paradigma da digitalização. Paulus Revista de Comunicação da FAPCom. v. 6, n. 12. jul/dez, 2022, p. 17-27. https://revista.fapcom.edu.br/index.php/revista-paulus/article/view/631/629
RAMOS, D. O. CORRÊA, E. S. Jornalistas, assédios e violências nos ambientes digital e físico: o cenário brasileiro. Estudos em Jornalismo e Mídia. vol. 19. n. 2. jul/dez, 22, p. 37-47. https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/83476/52452