A Força do Levantamento de Peso

Arthur Flosi Alexandre Peão

Foto Autor: Arthur Peão
O Levantamento de Peso Olímpico (LPO) esteve presente no programa dos primeiros jogos Olímpicos modernos. As primeiras competições de levantamento de peso começaram na Europa no final do século XIX. O primeiro campeonato mundial foi realizado em 1891. Já no Brasil o esporte demorou um pouco mais para ser organizado, apenas em 1946 surgiu no Rio de Janeiro, a Liga Força e Saúde, a Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos foi fundada em maio 1979, porém mesmo assim possuímos alguns atletas de destaque do cenário mundial, hoje o principal nome do LPO é o Fernando Reis, bicampeão pan-americano, possui os recordes pan-americanos e ficou na quinta colocação nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, na categoria feminina o destaque vai para Rosana Reis, quinta colocada nos Jogos Olímpicos do Rio e conquistou o pan-americano disputado em 2017 em Miami no Estados Unidos.
O levantamento de peso é composto por duas provas no levantamento de peso, o Arranque, onde o atleta deve levantar a barra do solo até acima da cabeça em um movimento só, e o Arremesso, esta é realizada em duas partes, sendo que a primeira o atleta tem que erguer a barra até a altura dos ombros e na segunda ergue a barra acima da cabeça. Nas competições oficiais cada atleta tem três tentativas para levantar a maior carga de peso possível em cada prova. A soma dos maiores pesos levantados no arranque e no arremesso determina o total de peso levantado pelo atleta. As categorias do Esporte são divididas pelos pesos dos participantes, a feminina possui 7 categorias, a primeira é a peso mosca, pessoas até 48 kg, a última a categoria super-pesado com pessoas acima de 75 kg, já a masculina possui 8 categorias, sendo a primeira a peso galo, até 56 kg e a categoria super-pesado, acima de 105 kg.
Vendo uma melhora nos resultados da modalidade em nível internacional entrevistamos a atleta gaúcha do Esporte Clube Pinheiros (ECP) Anna Paula Magalhães Pereira, 30 anos, veio de Canoas no Rio Grande do Sul, estudante de Educação Física pela Universidade Paulista, teve sua iniciação aos 16 anos no esporte pelo Ulbra Esporte antes de virar atleta do ECP. Ela possui grande experiência no esporte, já disputou campeonatos por duas categorias e contou um pouco sobre como o LPO se desenvolveu após as Olimpíadas no Brasil em 2016.
BJE: Como você iniciou o levantamento de peso? Quantos anos tinha e porque escolheu o LPO?
Anna Pereira: Iniciei o levantamento de peso com 16 anos, fui convidada pelo professor do clube que frequentava devido ao meu porte físico para ter essa vivência no esporte, acabei me apaixonando e sigo praticando até hoje.
BJE: Qual seu ídolo no levantamento de peso?
Anna Pereira: Fernando Reis e Rosane Reis, os dois são grandes atletas brasileiros, que representam o país nas Olimpíadas e campeonatos mundiais.
BJE: Você acha que a estrutura e a organização dos campeonatos no Brasil são suficientes para impulsionar a modalidade no país?
Anna Pereira: A melhor estrutura montada no Brasil está no Rio de Janiero, onde aconteceram as Olimpíadas. Para quem treina no Rio é ótimo, mas para o resto do Brasil falta local de treinamento e equipamentos. Existem poucos campeonatos no Brasil,precisa de mais investimentos pra ter incentivar os atletas e assim criar mais oportunidade para os atletas terem uma performance melhor e alcançarem melhores resultados. Com isso eles estariam mais bem preparados para competições mais importantes, muitas vezes só existe uma competição para obter o índice para outra competição mais importante e de maior visibilidade, o atleta acaba ficando refém dessa competição.
BJE: Em sua opinião, quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos atletas de levantamento de peso no Brasil?
Anna Pereira: As dificuldades se encontram principalmente no investimento financeiro que os atletas recebem nos atletas e na infraestrutura de treinamento, muitos dos atletas não recebem ou recebem uma baixa ajuda de custo, mesmo sendo atletas de alto nível e com grande talento.
BJE: O que te mantem motivada e o que te faz buscar novas marcas/quebrar recordes pessoais?
Anna Pereira: A minha maior motivação é amor que sinto em ser atleta, mesmo precisando deixar minha família e amigos distantes, superar todas as dificuldades do dia a dia para realizar o sonho de todo atleta de participar dos jogos Olímpicos, eu foco em ser reconhecida e valorizada no esporte, busco seu uma das melhores!
Com seu bom humor e seu sotaque gaúcho Anna comentou que pretende seguir carreira no Levantamento de Peso quando se aposentar como atleta e dá uma dica para os iniciantes da modalidade.
Anna Pereira: Guri, o importante é não desistir, a vida não é fácil, muitos querem te derrubar e poucos te ajudam a levantar, mas com força de vontade e dedicação nada é impossível. Ouça seu treinador e seus pais, e nunca deixe de estudar, o que você dentro da cabeça ninguém pode tirar de você.
E-mail para contato: arthurpeao@gmail.com