A luta de uma campeã

Edison T. Miyashiro Junior

Maira (em pé) durante um combate no Sul-americano em 2015.

O Taekwondo é uma arte marcial que surgiu na Coreia do Sul em 1955, e que apesar de ser um estilo de luta é considerada como um meio de defesa pessoal e assim como a maioria das artes marciais asiáticas, possui uma filosofia que preza pela perseverança, integridade, autocontrole e respeito. No Brasil o Taekwondo foi introduzido na década de 70, pelo mestre Sang Min Cho e tornou-se uma modalidade olímpica oficial em 2000, no jogos de Sydney.

Atualmente as artes marciais vem ganhando força no Brasil que cada vez mais ganha espaço no cenário mundial das lutas. Academias de luta vem se multiplicando e ganhando cada vez mais alunos, e isso se reflete no desempenho brasileiro em modalidades como o Taekwondo, que possui atletas como Fábio Goulart, medalhista de ouro no Pan-americano de 2006.

Dentre essa geração de brasileiros que se destacam na modalidade, está Maira Fulviana Bandeira,faixa vermelha ponta preta, de 21 anos, praticante desde os 5 anos de idade e que se destaca como uma das promessas brasileiras para o Pan-americano e mesmo para o Campeonato Mundial. Para entender um pouco mais sobre o universo dessa modalidade entrevistamos a atleta:

BJE: Como foi o seu primeiro contato com o esporte? E o que te levou a pratica-lo?

Maira Bandeira: Bom, eu sempre gostei de esportes. Quando eu era criança meu pai me ensinou a jogar bola e a andar de bicicleta, eu gostava de movimentar meu corpo. Mas eu realmente entrei na luta aos 5 anos, depois que um cara tentou me estuprar dentro de casa e a minha mãe achou que eu deveria saber me defender e então me colocou pra aprender essa arte marcial. Além disso meu irmão já praticava e isso me incentivou a continuar, por que ele sempre foi alguém que eu procurava me espelhar.

BJE: Qual sua relação atual com o Taekwondo e quais suas pretensões para o futuro?

Maira Bandeira:  Hoje em dia eu estou  para fazer meu exame de faixa preta, agora no dia 9 de Dezembro. Bom, hoje em dia eu dou aulas e treino para as competições. Estou treinando para o Pan-americano e pretendo ir para o Mundial algum dia, esse é o meu sonho. E para o futuro, continuar competindo, e ensinar essa luta  para cada vez mais alunos.

BJE: Você como uma atleta mulher, de que forma vê  a crescente participação das mulheres nas modalidades de lutas, até então dominada pelos homens?

Maira Bandeira:Pô, eu fico muito feliz em ver cada vez mais mulheres se interessando e praticando a luta, mas eu também vejo professores homens, no tatame, tratando homens e mulheres de forma diferente, algo como “homens venham aqui aprender lutar de verdade e mulheres vão ali fazer corrida e bater em saco”. As mulheres estão ficando indignadas com isso e felizmente continuam conquistando cada vez mais espaço nessa modalidade.  Outra coisa que  ninguém vê também é que para uma mulher ser levada a sério dentro de um tatame, ela tem que se provar 3 vezes mais do que qualquer cara. Ela tem que realmente se mostrar boa e ter que ter muita dedicação e perseverança.

BJE: Na sua opinião, quais são as condições oferecidas pelo Brasil, para que uma pessoa possa viver do Taekwondo?

Maira Bandeira:  O Brasil não da condições pra esportistas, a não ser que seja um esporte muito reconhecido e praticado, como o futebol. E pra mulheres, não ganham bem em nenhum esporte do Brasil, é muito difícil receber bolsas, patrocínios ou qualquer outro tipo de incentivo do governo. O que é possível achar por aqui são patrocínios de empresas privadas que querem se promover através da imagem do atleta, mas do governo mesmo é muito difícil. No Taekwondo então, vish…É muito difícil, ainda mais o meu tipo de Taekwondo que não é o Olímpico, pois existem várias vertentes e o meu não é praticado nas Olimpíadas, é o tradicional, considerado “arte de guerra”.

BJE: Quais foram suas conquistas no Taekwondo até agora?

Maira Bandeira: Bom, o Paulista já participei de 3 ganhei ouro em 2, no Brasileiro participei de 2 e peguei vice nas duas vezes e participei do Sul-americano que fui campeã em 2015. Estou treinando pro Pan, e quero ir pro mundial um dia.

BJE:  Que dicas você daria para alguém que quer começar a praticar o esporte?

Maira Bandeira:  Bom primeiro muita dedicação e vontade de praticar o esporte, pois é muito gratificante ver que seu esforço esta dando resultados. O Taekwondo como uma luta vai exigir muito do seu corpo e mente, então esteja preparado, mas os benefícios são muitos também.

E-mail do autor: edisontsojr@icloud.com