Esporte Clube Pinheiros: trajetória individual também no esporte coletivo
Lucas Machado
Reunindo grandes nomes ao longo dos seus 115 anos, o Esporte Clube Pinheiros continua marcando presença nas seleções brasileiras de diferentes modalidades. O clube é tradicional formador de atletas e tem participação significativa em delegações de Jogos Olímpicos.
Entretanto, o Pinheiros não se destaca somente pelos esportes individuais. Os esportes coletivos, como o Vôlei e o Basquete, são também importantes representantes do clube no esporte nacional.
O clube possui excelente infraestrutura, 1.500 funcionários trabalham, 38 mil associados frequentam as diversas instalações – que contam com excelente manutenção. Para os esportes coletivos, existem diversas peneiras para selecionar os atletas, fornecendo-lhes todo o apoio necessário para o pleno desenvolvimento de seus potenciais.
Os eventos de seleção são espaçados no tempo, durando até uma semana, pois a seleção em um dia seria muito dura e poderia ser injusta. Nesse período toda a comissão de professores analisa as habilidades e o potencial dos atletas. Depois se conversa para chegar a um consenso sobre os aprovados.
E os aprovados dão frutos, futuramente, nos times profissionais. Os times profissionais do vôlei e do basquete têm como filosofia a mistura de juventude e experiência. Assim, além da contratação de atletas de outras equipes, jovens têm margem para aparecer no Pinheiros e ajudarem o esporte nacional.
Recentemente, por exemplo, a central Lays, a levantadora Bruninha, e as ponteiras Maira e Lana foram integradas ao time principal – sendo que Maira foi um dos destaques do time em 2016. E todas foram convocadas para o Sul-Americano sub-23, auxiliando o Brasil a manter a excelência no cenário do vôlei.