“A vida de um atleta é feita de sacrifícios” – Entrevista com Renzo Agresta

Conversamos com um atleta referência no esporte aqui no Brasil: Renzo Pasquale Zeglio Agresta. Com três participações Olímpicas, 4 participações em jogos Pan-Americanos, 4 participações em jogos Sul-Americanos, 11 participações em jogos mundiais Adultos de esgrima, e 2 participações em jogos mundiais militares.
Primeiramente, a esgrima – se comparada a outras modalidades – é um esporte que ainda é pouquíssimo conhecido e praticado no Brasil. Todavia, se considerarmos o Continente Europeu e a região Norte-americana veremos que não é um esporte tão exótico. Na Rússia, Itália, Alemanha ou nos EUA, por exemplo, não é incomum a prática do esporte conjuntamente à escola ou à faculdade em período integral.
A esgrima, entre outras regiões brasileiras, é praticada em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, sobretudo em grandes clubes e academias militares.
O esporte é composto por três armas/modalidades: Espada, Sabre e Florete. Na primeira arma o ponto é computado a partir da pressão de uma pequena ponta da espada em qualquer parte do corpo. Nesta modalidade não há prioridade de ataque, isto é, se ambos os competidores se tocarem simultaneamente, o ponto será computado aos dois; Na segunda, o ponto é válido quando é efetuado o mínimo contato de seu sabre no colete elétrico que envolve braço e região do tronco ou máscara do adversário. Diferentemente da espada, há prioridade de quem começou o movimento de ataque, que pode ser ‘neutralizado’ pela ‘parada-resposta’ do outro competidor; Na última, temos, como no sabre, a prioridade de ataque, porém, a sinalização de ponto é feita do mesmo modo que na espada: via pressão sobre a ponta do florete sob o colete elétrico que envolve a parte inferior da máscara e o tronco do praticante.
Os campeonatos de esgrima são estruturados em duas fases: a primeira fase – classificatória – envolve a separação dos competidores em diferentes poules. Dentro de cada um dos grupos todos os competidores se confrontarão em um combate de cinco toques ou três minutos. Acabados os combates de todas as poules, é feita uma classificação geral dos atletas. Entramos então na segunda fase, que é a eliminatória. São montados os quadros de acordo com a classificação preliminar e os atletas se confrontam em combates de quinze toques ou três tempos de cinco minutos até o confronto final.

Fotos de material de esgrima específico da arma florete

ENTREVISTA

Todo atleta tem um incentivo para começar a praticar um esporte. Como que você começou a praticar esgrima? Houve inspiração em algum atleta da modalidade? Como seus amigos/família foram importantes nesta decisão?
Comecei a praticar esgrima no Clube Athlético Paulistano, aos 12 anos, a convite de um amigo. Minha família sempre me apoiou desde o princípio, considero que o apoio deles tenha sido fundamental para o meu sucesso no esporte.
Em que momento você percebeu que você gostaria de se dedicar integralmente ao esporte?
Desde pequeno me dediquei bastante ao esporte, e sempre aliei aos meus estudos. Porém, a partir do momento que comecei a receber patrocínios e apoio de algumas entidades foi que pude me dedicar integralmente. Atualmente conto com o apoio da Petrobrás, Esporte Clube Pinheiros, Ministério do Esporte, Exército Brasileiro e PBT Fencing.
Sabemos que a vida de um atleta envolve diversos ‘sacrifícios’ para manter – entre outros fatores – a rotina de treinos e preparação física. Como você lida com isso?
A vida de um atleta é feita de sacrifícios, e quanto mais alto for o seu objetivo, mais sacrifícios você terá que fazer. A questão é se acostumar com os anos de sacrifícios, e esperar que se tornem alguns momentos de glória.
Durante sua carreira, quais foram os momentos de maior dificuldade? O que passou por sua cabeça para que você unisse forças para retomar seus objetivos?
Lesões são sempre um momento complicado na carreira. E, para supera-las é importante o apoio de pessoas queridas. E, tenho a sorte de ter muitas pessoas que me apoiam.
Em sua opinião, de hoje até as olimpíadas quais serão os maiores desafios para chegar a 100% de sua forma física, técnica e psicológica?
Preciso planejar bem o meu treinamento juntamente com a minha equipe, pois ao longo de uma temporada o atleta passa por altos e baixos, mas o importante é que o principal momento da minha temporada seja durante os jogos.

Foto da ultima conquista de Renzo Agresta – Campeão Mundial nos jogos Militares

Dentre seus principais resultados ao longo da carreira estão:
– Campeão dos Jogos Mundiais Militares de Mungyeong/2015 (KOR)
– Bronze individual nos Jogos Pan-Americanos de Toronto/2015 (CAN)
– Campeão pan-americano em Cartagena/2013 (COL)
– Bicampeão sul-americano em Medellín/2010 (BOL) e Santiago/2014 (CHI)
– Eneacampeão brasileiro adulto
– Escolhido por oito vezes o Melhor Atleta da esgrima pelo Prêmio Brasil Olímpico
– Campeão italiano Sub-23 (2007)
– Bronze individual no Campeonato Pan-Americano de Reno/2011 (EUA), São José/2014 (CRC) e Santiago/2015 (CHI)
– Bronze Individual no Campeonato Mundial Militar em La Guaira/2010 (VEN)
– Bronze individual nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro/2007