Artigos

Entrevista com Mario Nakati, mestre em Shorin-Ryu Shinshukan

Por Jaime A. C. Garcia, Victor Cinesi Mantovani, Yves Kenzo Minei

O entrevistado será o mestre em karatê Sensei Mário Nakati, 7 dan. Especializado nas artes de karatê de Okinawa, o mestre nos dará algumas explicações e respostas sobre tal arte que fez parte da vida dele por mais de 50 anos.

Como ingressou no karatê? E por que o karatê?

Iniciei no karatê-dô com 10 anos de idade, com meu pai depois com Akamine Sensei e Sensei Yoshihide Shinzato. Interessei-me pela arte, pela sua filosofia, cortesia e etiqueta, porque com o meu pai tem que seguir rigorosamente esse comportamento.

O que o karatê representa para você atualmente?

Praticar karatê-dô é uma filosofia de vida cotidiana, a arte colabora para formação integral do homem. A prática desenvolve agilidade, percepção, raciocínio rápido, boa postura, concentração, responsabilidade, disciplina, liderança, força de vontade, respeito mútuo, socialização, prevenção e manutenção da saúde, estabilidade emocional, independência, autoconfiança, resistência, etc.

O que as pessoas poderiam aprender com o karatê além dos golpes e movimento?

Além da prática tradicional do karatê-dô, o praticante deve aprender a disciplina do budô, “O Código de Honra do Bushido” . Qualquer praticante de artes marciais, inclusive do karatê-dô, não deve esquecer-se de desenvolver a mente, o espírito e o corpo. Desenvolvendo uma verdadeira consciência, que permitirão indivíduo enfrentar o mundo mais dentro da realidade. O praticante deve seguir a rigorosa disciplina das artes marciais como humildade, cortesia e a etiqueta do budô, que também ensina a disciplina de respeito perante a sociedade em geral.

IMG-20151117-WA0003Professor Mario Nakati (Crédito: Yves Kenzo Minei)

O que diferencia o karatê das outras artes marciais?

Quaisquer artes marciais são boas. A diferença está nos estilos das artes. É só saber seguir rigorosamente a disciplina, como humildade, cortesia e a etiqueta e praticar com muita persistência. A única diferença que tem em relação a outras artes marciais é que o karate-dô pode ser praticado sem acessórios especiais. Essa arte pode ser praticada em qualquer lugar, em casa, durante um passeio, no jardim, na sala ou no corredor. Também pode ser praticado tanto individualmente como em grupo e podem treinar crianças, adolescentes, adultos e idosos, independentes de gênero.

As maiores dificuldades que um aluno pode ter ao começar a praticar o karatê?

Começar a praticar o karate-dô é como qualquer outra atividade física ou esportiva. No início o praticante não tem a coordenação motora suficiente para captar os movimentos variados da arte. Somente com o tempo de treino que ele vai adquirindo e desenvolvendo a sincronia da arte. É difícil iniciar a prática da arte, mas depois disso é só seguir a disciplina, a cortesia, a etiqueta e a humildade do ensinamento do Budô. Ser persistente no treino e respeitar todos os ensinamentos do mestre.