Cotidiano no esporte: conhecendo a rotina de alguns atletas do Clube Pinheiros
A rotina de treinos de um clube de futebol está a um clique de distância: basta acessar sites esportivos ou ligar a TV na hora do almoço. Mas muitos outros atletas de alto rendimento se dedicam todos os dias no desenvolvimento dentro de suas modalidades. Uma visita ao Clube Pinheiros, no dia 3 de novembro, revelou um pouco não só do dia a dia de treinamentos, mas também das particularidades de diversos esportes que, muitas vezes, só ganham mais destaque durante os Jogos Pan-americanos e Olímpicos.
Ginástica Olímpica
O clube Pinheiros conta com atletas da ginástica artística. Na foto, algumas meninas fazem aula da modalidade. Batata, técnico da Ginástica do clube, que acompanhava alguns treinos, falou um pouco sobre a formação de atletas no clube e sobre recente conquista dos atletas da modalidade. Pela primeira vez, uma equipe inteira se classificou para representar o Brasil nas Olimpíadas. Entre os atletas, três são pinheirenses, e dois formados no clube: Arthur Nory e Péricles Touro da Silva. Ouça a entrevista:
Esgrima
Marcos de Faria Cardoso, técnico e professor de esgrima, explicou um pouco mais do funcionamento do esporte, as diferentes armas usadas na prática, e como o clube apresenta esta e outras modalidades para os sócios, além de abordar as diferentes habilidades que o atleta deve desenvolver. Segundo o professor, a maior procura pelo esporte ocorre por parte das crianças, sendo raros aqueles que iniciam os treinamentos tardiamente.
Atletismo
Keely Medeiros é atleta do arremesso de peso e disco. Em curta entrevista, ela contou como se descobriu no atletismo depois de ter passado por esportes coletivos, como o basquete e o vôlei. Falou também sobre a rotina de treinos – que inclui ir até o clube de bicicleta – e a importância do esporte em sua vida. Entre outras coisas, foi graças ao esporte que ela pôde estudar no exterior. A atleta está na expectativa de participar dos Jogos Olímpicos de 2016. Ouça a entrevista:
Quem também esteve presente nos treinos foi a maratonista Adriana Aparecida da Silva. A atleta foi campeã dos Jogos Pan-americanos de 2011 e também conquistou o ouro em 2015, após desclassificação da primeira colocada, pega no anti-doping.
Adriana contou um pouco de como concilia a dura rotina de treinos com os estudos na faculdade e desmistificou a alimentação do maratonista. Ela se define como “chocólatra” e diz que não abre mão de um docinho de vez em quando.
Fotos – Outros esportes e instalações