O que é Jornalismo Esportivo – Anderson Gurgel Campos
Este especial é fruto da Tese “RIO 2016: O JORNALISMO ESPORTIVO E O COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL”, de Carlos Augusto Tavares Júnior, defendida na ECA-USP, em 2019. Material recuperado em virtude da realização dos Jogos Olímpicos de Paris, na França, de 18 de julho a 11 de agosto de 2024.
ENTREVISTA: Prof. Dr. Anderson Gurgel Campos, professor da Universidade Mackenzie. Realizada em 06 de setembro de 2015, nas dependências da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
- O que é jornalismo esportivo?
Essa é uma das perguntas mais complicadas, quando estudamos comunicação e esporte no Brasil, porque há um confronto entre alguns teóricos que já estudam o assunto e o que temos cotidianamente na mídia. Se tivermos aquilo que vemos nos jornais, nas revistas, na TV – como sendo “jornalismo esportivo” – vamos achar que, praticamente é futebol e um pouquinho de automobilismo, um pouquinho de vôlei, basquete… e quase isso, e de vez em quando aparece um tal de Gabriel Medina, uma Daiane dos Santos. Então, temos um problema na maneira como a mídia esportiva mostra o esporte. A mídia, o jornalismo esportivo, como se apresenta o esporte – esse é o primeiro ponto. Por outro lado, a teoria que falar desse assunto, vai nos dizer que jornalismo esportivo é, a princípio, tem a ver com todo um campo que envolve questões do esporte que tem valor-notícia, que sejam objetos jornalísticos, que interessam ao público, que o jornalismo fará seu papel, como uma instância que vai organizar e levar informações para esse público. Quer dizer, temos a ideia de que qualquer tema dentro desse universo esportivo que interessa a um público pode ser objeto do jornalismo esportivo e, por outro lado, o jornalismo esportivo feito na mídia, que é sempre voltado para o alto rendimento, abordando o futebol e um pouquinho de outras coisas. Então, esse é o problema: eu sou o defensor da ideia de que precisamos repensar o conceito de jornalismo esportivo, cada vez mais promovendo, efetivamente, um jornalismo que fale do esporte de uma forma total: mostra o esporte profissional, obviamente, (de alto rendimento), mas também mostra o amador, o universitário, o esporte que inclui, o esporte que trabalha com a terceira idade, com as crianças, o esporte na educação e é essa a militância que venho desenvolvendo.
FONTE:
TAVARES JÚNIOR, Carlos Augusto. Rio 2016: o Jornalismo Esportivo e o Comitê Olímpico do Brasil. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2019.
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-24052019-100614/pt-br.php