O que é Jornalismo Esportivo – Carlos Toural Bran
Este especial é fruto da Tese “RIO 2016: O JORNALISMO ESPORTIVO E O COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL”, de Carlos Augusto Tavares Júnior, defendida na ECA-USP, em 2019. Material recuperado em virtude da realização dos Jogos Olímpicos de Paris, na França, de 18 de julho a 11 de agosto de 2024.
ENTREVISTA: Prof. Dr. Carlos Toural Bran, vice-decano da Universidade Santiago de Compostela (Galiza – Espanha). Realizada em 04 de dezembro de 2017, nas dependências da instituição.
- O que é jornalismo esportivo?
Para essa questão, creio que o jornalismo esportivo, de maneira essencial, é uma especialização da informação no âmbito dos esportes, quero dizer, é uma especialidade que trata o assunto dos esportes a nível nacional. E também numa segunda fase, a nível particular, há basicamente um vínculo entre a mídia e os esportes: digamos que funciona como uma especialização ideal que aborda especificamente esses dois temas. O jornalismo esportivo, realmente, nas últimas décadas obteve muita importância pelas diferentes implicações que o esporte tem na sociedade a nível político e, sobretudo, econômico e social, já que o jornalismo esportivo tem uma grande capacidade para a criação de uma visão, digamos, “crítica” sobre determinadas questões. E então, neste ponto de vista, o jornalismo esportivo tornou-se um elemento essencial para a construção desses devidos debates.
FONTE:
TAVARES JÚNIOR, Carlos Augusto. Rio 2016: o Jornalismo Esportivo e o Comitê Olímpico do Brasil. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2019.
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-24052019-100614/pt-br.php