ÁudioO QUE É JORNALISMO ESPORTIVO

O que é Jornalismo Esportivo – Manuel Carlos Chaparro

Este especial é fruto da Tese “RIO 2016: O JORNALISMO ESPORTIVO E O COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL”, de Carlos Augusto Tavares Júnior, defendida na ECA-USP, em 2019. Material recuperado em virtude da realização dos Jogos Olímpicos de Paris, na França, de 18 de julho a 11 de agosto de 2024.

ENTREVISTA: Prof. Dr. Manuel Carlos da Conceição Chaparro, professor colaborador da Universidade de São Paulo. Realizada em 05 de setembro de 2015, nas dependências da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (sessão de lançamento do livro “Jornalismo: linguagem dos conflitos”)

• O que é jornalismo esportivo?

Bem, eu sou um pouco contra rótulos: eu acho que não existe jornalismo esportivo, existe jornalismo aplicado ao esporte, porque o jornalismo é a linguagem social e cultural mais adequada para socializar os discursos onde há conflitos e o esporte é essencialmente, um ambiente de conflitos. Você não tem nada no esporte que não tenha a emoção do conflito. Então, o que é importante é você levar para o esporte o jornalismo, com todas as suas exigências éticas, técnicas e culturais, porque é isso que interessa ao esporte: usar e ter o que usar, uma linguagem confiável, e o jornalismo é, se for respeitado como linguagem, e ter também no esporte, um ambiente que seja um (ambiente do) espaço público dos conflitos. O jornalismo para o esporte é também o espaço público dos conflitos: as coisas acontecem não (apenas) no estádio. Acontecem à medida em que o jornalismo socializa os discursos do embate.

FONTE:

TAVARES JÚNIOR, Carlos Augusto. Rio 2016: o Jornalismo Esportivo e o Comitê Olímpico do Brasil. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2019.