ÁudioO QUE É JORNALISMO ESPORTIVO

O que é Jornalismo Esportivo – Pascoal Luiz Tambucci

Este especial é fruto da Tese “RIO 2016: O JORNALISMO ESPORTIVO E O COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL”, de Carlos Augusto Tavares Júnior, defendida na ECA-USP, em 2019. Material recuperado em virtude da realização dos Jogos Olímpicos de Paris, na França, de 18 de julho a 11 de agosto de 2024.

ENTREVISTA: Prof. Dr. Pascoal Luiz Tambucci, professor do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP). Realizada em 23 de março de 2016, no campus Cidade Universitária.

• O que é jornalismo esportivo?

Bem, o jornalismo esportivo, tem a preocupação de trabalhar notícias do esporte, e quando falamos desse assunto, também da própria modalidade esportiva: o que é, por exemplo, o futebol, o que é o voleibol, o que é o judô? O que tem por trás dessas modalidades, em que todas as modalidades olímpicas, mais de 40 modalidades que, de certa forma, podem suscitar interesses tanto do cidadão comum como daquele que se especializa em uma das áreas, que pode ser a Comunicação, pode ser a Educação Física, pode ser o Esporte ou com relação a uma empresa que está preocupada em promover atividades de entretenimento. Então, o jornalismo esportivo tem que abarcar muitas questões relacionadas ao esporte, de uma maneira geral, porque o esporte tem forte apelo. Hoje, diferente de umas duas ou três décadas, o esporte está muito marcado na cultura brasileira: hoje o cidadão comum tem muito mais chances de praticar uma atividade física ou um esporte predileto porque isso já está fazendo parte de nossa cultura; não que no passado não fizesse, mas agora está muito mais flexível, aberto, se encontram incentivos em diferentes lugares – e o jornalismo esportivo ele não deve apenas focar o esporte de rendimento, que são essas modalidades que ficam em evidência na mídia e que revelam grandes atletas e também grandes marcas que se apropriam do atleta para vender seus produtos – como também atender um esporte amador, educacional que atua na formação do cidadão comum. Quando se fala “esporte”, no caso do jornalismo esportivo, parece que há algo relacionado só mesmo àquilo que é o esporte, que é a competição, mas no fundo existem objetivos muito diferentes: o esporte pode ser praticado com objetivos de rendimento, que é vencer grandes campeonatos, como também pode ser praticado com a intenção de melhorar a qualidade de vida, da condição física ou até aumentar a disciplina no dia a dia, porque o esporte tem regras e uma série de características que favorecem. Então, dentro dessa explicação “jornalismo esportivo”, eu poderia resumir dizendo que o esporte tem forte apelo e em volta do esporte, existem inúmeras atividades que, de certa forma se espelham no esporte, como fazer uma atividade de recreação como uma ginástica. Não é esporte, mas indiretamente, quem vai fazer ou quem aprecia a ginástica, acaba entendendo que essa atividade leve a pessoa a viver um momento esportivo. Então, o jornalismo esportivo pode trabalhar não só o rendimento, que é aquilo que vemos na mídia, mas também pode trabalhar as atividades físicas e esportivas, que está muito mais próximo da sociedade de uma maneira geral.

FONTE:

TAVARES JÚNIOR, Carlos Augusto. Rio 2016: o Jornalismo Esportivo e o Comitê Olímpico do Brasil. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2019.