Centro de tecnologia Porsche será mais uma opção para carros de corrida da marca alemã em SP
Stuttgart Service, Body & Paint é o único capacitado em consertos de carrocerias de alumínio da América Latina
Veículos Porsche que disputarão competições este ano, como o Império Endurance Brasil, terão mais uma opção para consertos em casos de acidentes durante as provas. Inaugurado este mês, na cidade de São Paulo, o Stuttgart Service, Body & Paint é um moderno centro de tecnologia Porsche e, também, o único capacitado no país para fazer manutenção e reparos de baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos.
O Império Endurance Brasil é um campeonato nacional com provas de longa duração (geralmente padronizadas em quatro horas) e que reúne os carros mais rápidos do país. A primeira etapa de 2022 será no dia 30 de abril no Autódromo de Goiânia (GO). Veículos da marca Porsche participam em duas categorias: GT3 e GT4.
Uma das equipes que disputa a competição é a Stuttgart Motorsport, vice-campeã na GT3, com os pilotos Marcel Visconde e Ricardo Mauricio a bordo do Porsche 911 GT3-R. Trata-se do braço esportivo da Stuttgart, gestora da maior rede de Porsche Centers do Brasil.
Tecnologia de ponta em consertos de carros de corrida e de rua
O centro de tecnologia da Porsche atende principalmente os carros de rua de todos os anos de fabricação e modelos. A oficina está equipada com a única cabine de reparos de carrocerias de alumínio da América Latina e com um moderno laboratório de tintas para a revitalização da aparência de qualquer veículo da marca alemã.
Carros de corrida da montadora também poderão ser restaurados na oficina. A previsão vale para casos cuja recuperação exija cuidados mais específicos, como alinhamento de chassis após um forte impacto durante as provas.
De olho no crescente aumento da frota de carros híbridos e elétricos – e, quem sabe, em uma possível categoria no Brasil só com esses tipos de veículos – a nova oficina da Porsche terá um serviços exclusivo de manutenção e reparos de baterias elétricas de alta tensão para veículos híbridos e elétricos.
“É também uma preparação para a mobilidade elétrica, que ganha cada vez mais adeptos. Já existe no Brasil quantidade expressiva de Porsches de propulsão híbrida ou cem por cento elétrica e a Stuttgart está preparada para atender os proprietários desses automóveis com total eficiência”, explica Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Porsche e piloto que disputa o “Endurance Brasil”.
Sustentabilidade e automobilismo
O aumento médio da temperatura do planeta, que chega hoje a 1,2º C, perto do perigoso limite de 1,5º C, eleva a tensão mundial em relação ao clima. Por isso o conceito de desenvolvimento sustentável – aquele que responde às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades –, permeia as corridas automobilísticas e as montadoras.
O gerente de Pós-Vendas da Stuttgart, Fabio Pontes, garante que na oficina há forte preocupação em relação à sustentabilidade e à segurança dos seus funcionários. A tecnologia de ponta auxilia nestas questões durante o trabalho de restauro de uma carroceria de alumínio.
“O alumínio é uma liga muito específica. São precisos certos requisitos para se fazer a reparação dos carros e um deles é que não haja a contaminação interna durante o seu manuseio, pelo perigo de oxidação do metal. A oxidação reduz a qualidade do trabalho de funilaria e prejudica o processo de pintura”, explica Pontes.
O gerente assegura que o local estará sempre extremamente limpo e que os funcionários usam equipamentos de proteção individual específicos para as funções, seguindo à risca os protocolos de reparação de alumínio.
“Os gases provenientes do processo com o alumínio passam por filtros e por circulação de ar. Os resíduos sólidos e gasosos são filtrados por um sistema de alta pressão na cabine (onde é executado o serviço) e são enviados para um duplo filtro que os leva, já tratados, para a atmosfera”, esclarece Pontes.
Processo semelhante ocorre no compartimento onde se realiza a pintura dos carros: enquanto o funcionário executa o serviço, um sistema de ar na parte superior da cabine exerce uma pressão de downforce, ou seja, empurra para baixo os resíduos de tinta e os gases que seguem para filtros e, depois, são enviados para a atmosfera.
Lifestyle e aficionados por corridas e Porsches
O prédio onde funciona o Stuttgart Service, Body & Paint, na Avenida das Nações Unidas, zona sul de São Paulo, tem 3.942 m² e, além da oficina, possui a boutique Porsche Selection onde os aficionados por corridas de automóvel e pela marca alemã podem comprar artigos pessoais temáticos como miniaturas, roupas e acessórios de apelo esportivo.
Para conhecer mais:
CARDOSO, Marcelo. O automobilismo no século 21: entre a sustentabilidade e o espetáculo. 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom, 2021. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2021/resumos/dt6-ce/marcelo-cardoso.pdf. Acesso em: 13 mar. 2022.
ENTREVISTA com o gerente de Pós-Vendas da Stuttgart, Fabio Pontes. Stuttgart Service, Body & Paint. São Paulo, 9 de março de 2022.
STUTTGART PORSCHE, 2022. Disponível em: https://www.stuttgartporsche.com.br/. Acesso em: 10 mar. 2022.
Império Endurance Brasil,2022. Disponível em: https://www.imperioendurancebrasil.com.br/. Acesso em: 11 mar. 2022.
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1991.
Marcelo Cardoso é jornalista e professor universitário. Pesquisa o campo da Comunicação em suas várias interfaces com o esporte.