ALTA ROTAÇÃO

Defesa da tese “O Automóvel como Signo: fetichismo da mercadoria e desejo no jornalismo automotivo”

No dia 20 de abril, a partir das 15 horas, finalmente farei a defesa de minha tese de doutorado na USP. O título da tese é “O Automóvel como Signo: fetichismo da mercadoria e desejo no jornalismo automotivo”. Gostaria de convidar os colegas da ECA/USP interessados no tema.

A pesquisa teve uma duração de seis anos, contando os dois anos como Aluno Especial. Nesse período, tive aulas com os professores Eugênio Bucci (meu orientador), Luciano Victor Barros Maluly, Dennis de Oliveira e Maria Immacolata Vassallo de Lopes. Como método de pesquisa, utilizei os mapas comunicacionais de Jesús Martín-Barbero, que sempre é citado nas provas de seleção do PPGCOM.

Com recorte nos anos 1900, 1940, 1980 e 2020, a tese analisa as transformações na sociedade a partir da temporalidade, da espacialidade, da mobilidade e dos fluxos. O automóvel é colocado no centro da cultura e o jornalismo automotivo aparece fazendo a mediação entre a indústria e o público. Mas, num mundo em metamorfose (Beck) e dominado pelos algoritmos (Zuboff), tudo está ruindo.

Local: Sala Egon Shaden – 1º andar do Prédio Principal da ECA/USP.